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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.authorAssis, Thiago Santos de-
dc.creatorAssis, Thiago Santos de-
dc.date.accessioned2013-09-09T19:04:22Z-
dc.date.available2013-09-09T19:04:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12893-
dc.description129 f.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação da aprendizagem em Dança, no Brasil, é um campo de pesquisa pouco explorado. Assim, são muitas as questões que se sobrepujam aos meandros de um tema cuja relevância é profícua para os processos educacionais da área. Esta pesquisa qualitativa, na vertente exploratória e descritiva, visa analisar a dança no contexto das escolas municipais, identificando a tessitura de sentidos que é direcionada para a avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionaram-se três escolas e três professoras da Rede Municipal de Educação de Salvador, e, nessas instituições, foram observadas turmas do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Para a delimitação do cenário da pesquisa levou-se em consideração o fato de a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador possuir, desde 2003, professores de dança para atuar, especificamente, com a linguagem artística. Inicialmente, construiu-se um mapeamento nominal com o quantitativo dos professores de dança e as suas respectivas escolas de lotação. A pesquisa delineou-se a partir do seguinte problema: O que acontece no trânsito entre dizer e fazer que não possibilita que o discurso sobre avaliação na Dança se amalgame à prática? Além de levantar as seguintes questões: Como professores de dança da rede pública municipal acompanham o aprendizado dos seus alunos? Quais concepções epistemológicas estão impregnadas nos discursos/práticas dos docentes sobre avaliação da aprendizagem? Quais as concepções de corpo e Dança que imperam nos processos educacionais das escolas analisadas? Para responder aos questionamentos que se engendraram ao recorte desta pesquisa, recorreu-se à utilização de instrumentos como questionário, observação não-participante, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados analisados à luz do referencial teórico ampliaram a percepção de que quando se trata de uma avaliação mediadora, de acompanhamento de processos, os discursos estão afinados, mas a prática pedagógica não consegue corporificá-los, desvelando o quão difícil é cumprir com os propósitos de uma avaliação mediadora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectCorpo-que-dançapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectProcessos educacionaispt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas municipais Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectProfessores de dançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em dança: um trânsito entre o dito e o feito em escolas municipais de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Escola de Dança. Salvador-Ba, 2012.pt_BR
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