Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTavares, Fatima Regina Gomes-
dc.contributor.authorMoura, Cláudia Santana dos Santos-
dc.creatorMoura, Cláudia Santana dos Santos-
dc.date.accessioned2013-08-26T15:50:51Z-
dc.date.available2013-08-26T15:50:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12739-
dc.description107f.pt_BR
dc.description.abstractAtravés dessa etnografia almejei investigar o que é o shopping para os adolescentes negros de baixa renda em Salvador e como se relacionam em um espaço voltado para o consumo. Para fins de coleta de dados, realizei observações de campo, entrevistas formais com frequentadoras de shopping, grupos focais com estudantes de escola pública, análise documental de materiais disponíveis na internet e notícias de jornal. Entre os jovens negros de periferia pesquisados, o shopping apresenta-se como um dos espaços favoritos de lazer, competindo apenas com a praia. As dimensões racial e socioeconômica repercutem diretamente na socialidade desses jovens no contexto dos shoppings, produzindo certo constrangimento ao circularem pelas diversas áreas internas. Por outro lado, observei que é curiosamente em shopping, local de valorização do consumo e da aparência física, que os jovens de periferia vivenciam o lazer e se sentem acolhidos. É nessa “pequena cidade” que os jovens se identificam e gostam de “curtir a vida”. Through this ethnography I proposed to investigate what is the shopping mall for low-income black teenagers in Salvador and how they establish relations in a place devoted to consumption. To data collection ends I did field observations, formal interviews with mall-goers, focus groups with students from public schools, document analysis of materials available on the Internet and newspaper reports. Among the young interviewed, the mall is considered one of the favorite leisure places, competing only with the beach. Racial and socioeconomic dimensions directly affected the sociality of these young people in the mall, for it generates constraints to hang around the many internal areas of such location. At the same time, I observed that it is curiously the mall, place where consumption and physical appearance are appreciated, that young black of poor neighborhoods spend their leisure time and feel welcomed. It is in this “small town” that these young people identify themselves and like to “enjoy life”.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectShoppingpt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectLeisurept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectOutskirtspt_BR
dc.title"No shopping nois é patrão!": socialidade e lazer entre jovens de periferiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Cláudia Santana Moura.pdf812,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.