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dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.advisorPais, José Machado-
dc.contributor.authorLeite, Disalda Mara Teixeira-
dc.creatorLeite, Disalda Mara Teixeira-
dc.date.accessioned2013-08-23T18:18:49Z-
dc.date.available2013-08-23T18:18:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12712-
dc.description172 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese “investiga o lazer dos jovens da Liberdade, em termos do uso do tempo, espaço/equipamentos, manifestações e conteúdos artístico-culturais no âmbito da educação formal, não formal e informal”; visando traduzir os sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos ao lazer / “tempo livre”. Esse objetivo norteia-se na “pergunta – síntese”: como se configura o usufruto do lazer / “tempo livre” dos jovens da Liberdade, em termos de tempo, espaço/equipamentos, manifestações e conteúdos artístico-culturais” e que sentidos os jovens atribuem a essas manifestações? Sob o ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa está fundamentada nos estudos do cotidiano de Lefebvre, em cujos pressupostos se situam também os estudos do espaço urbano e do lazer. A pesquisa de campo tomou como base alguns pressupostos da etnografia urbana, utilizando-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevistas, questionários, analise documental e registro fotográfico. As conclusões da pesquisa trazem os seguintes destaques e “achados”: o lazer dos jovens se manifesta na perspectiva da educação formal (Colégio Estadual Duque de Caxias), espaço que constitui a referência para projetos, programas e eventos ligados a manifestações e conteúdos artístico-culturais da própria escola e dos grupos e movimentos sociais que se situam no bairro e no entorno. Os jovens, apesar da “pobreza do cotidiano” (carência de políticas efetivas de lazer, trabalho, educação, saúde, e outras), conseguem recriar e resignificar os limites das políticas educacionais e de lazer, também chamadas de “inclusão precária, marginal e perversa”. Os seus depoimentos ambíguos apresentam, ao mesmo tempo, conformismo em relação à escola, ao lazer / “tempo livre”, aos programas sociais, ao cotidiano, aos espaços e equipamentos para o lazer; mas também sinais de transgressão, rebeldia e resistência sociopolítica e cultural, visando à superação das desigualdades (socioculturais e econômicas). Por fim, a tese conclui sobre a necessidade da realização de novas pesquisas que possam, de forma articulada ao conceito de lazer (“lazerania”), aprofundar as diversas categorias empíricas não abordadas, tais como: gênero, raça/etnia; além das categorias empíricas ligadas à relação lazer e juventude: violência, drogas, religiosidade e outras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectTempo livrept_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEspaços/Equipamentospt_BR
dc.subjectConteúdos Culturaispt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectLeisurept_BR
dc.subjectFree Timept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPlaces/Equipmentspt_BR
dc.subjectCultural Contentspt_BR
dc.titleO lazer da juventude como prática de "liberdade" no bairro da Liberdadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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