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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12712
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Teixeira, Cristina Maria D'Ávila | - |
dc.contributor.advisor | Pais, José Machado | - |
dc.contributor.author | Leite, Disalda Mara Teixeira | - |
dc.creator | Leite, Disalda Mara Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T18:18:49Z | - |
dc.date.available | 2013-08-23T18:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12712 | - |
dc.description | 172 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese “investiga o lazer dos jovens da Liberdade, em termos do uso do tempo, espaço/equipamentos, manifestações e conteúdos artístico-culturais no âmbito da educação formal, não formal e informal”; visando traduzir os sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos ao lazer / “tempo livre”. Esse objetivo norteia-se na “pergunta – síntese”: como se configura o usufruto do lazer / “tempo livre” dos jovens da Liberdade, em termos de tempo, espaço/equipamentos, manifestações e conteúdos artístico-culturais” e que sentidos os jovens atribuem a essas manifestações? Sob o ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa está fundamentada nos estudos do cotidiano de Lefebvre, em cujos pressupostos se situam também os estudos do espaço urbano e do lazer. A pesquisa de campo tomou como base alguns pressupostos da etnografia urbana, utilizando-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevistas, questionários, analise documental e registro fotográfico. As conclusões da pesquisa trazem os seguintes destaques e “achados”: o lazer dos jovens se manifesta na perspectiva da educação formal (Colégio Estadual Duque de Caxias), espaço que constitui a referência para projetos, programas e eventos ligados a manifestações e conteúdos artístico-culturais da própria escola e dos grupos e movimentos sociais que se situam no bairro e no entorno. Os jovens, apesar da “pobreza do cotidiano” (carência de políticas efetivas de lazer, trabalho, educação, saúde, e outras), conseguem recriar e resignificar os limites das políticas educacionais e de lazer, também chamadas de “inclusão precária, marginal e perversa”. Os seus depoimentos ambíguos apresentam, ao mesmo tempo, conformismo em relação à escola, ao lazer / “tempo livre”, aos programas sociais, ao cotidiano, aos espaços e equipamentos para o lazer; mas também sinais de transgressão, rebeldia e resistência sociopolítica e cultural, visando à superação das desigualdades (socioculturais e econômicas). Por fim, a tese conclui sobre a necessidade da realização de novas pesquisas que possam, de forma articulada ao conceito de lazer (“lazerania”), aprofundar as diversas categorias empíricas não abordadas, tais como: gênero, raça/etnia; além das categorias empíricas ligadas à relação lazer e juventude: violência, drogas, religiosidade e outras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Tempo livre | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Espaços/Equipamentos | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Leisure | pt_BR |
dc.subject | Free Time | pt_BR |
dc.subject | Youth | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Places/Equipments | pt_BR |
dc.subject | Cultural Contents | pt_BR |
dc.title | O lazer da juventude como prática de "liberdade" no bairro da Liberdade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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