Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12694
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.author | Bueno, Gabriel Peletti | - |
dc.creator | Bueno, Gabriel Peletti | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T18:27:21Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T18:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12694 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa da voz em configurações de dança, visa refletir criticamente acerca do seu uso em trabalhos artísticos coreográficos, emergindo como um elemento compositivo de dança. A partir do princípio que, voz é movimento, no, e, do corpo, seu uso se torna estratégia de dança, probabilidade nas relações de construção de movimento. Este estudo trabalha com a informação que, ações de vocalizar e ações de dançar decorrem da organização de movimentos no corpo, onde, ações operam como matrizes da comunicação e constroem linguagens. E, tem por objetivo discutir as relações entre as ações de vocalizar e as ações de dançar, por meio da observação de quatro obras coreográficas registradas em material videográfico. A construção da hipótese da voz dançada, a inseparabilidade voz, corpo, dança permite a identificação de ações de vocalizar em ações de dançar, e, institui a voz em movimento de dança, nos seus vários modos organizativos no corpo e, em configurações de dança. Com o propósito de rever alguns conceitos sobre voz, linguagem e corpo, o estudo também promove uma mudança na maneira de compreender a voz no campo de conhecimento em dança, entendendo que suas configurações no corpo co-dependem de correlações entre movimentos internos e movimentos externos. Como a hipótese da voz dançada não se limita a um único modo de organização, mas a muitos modos e particularidades, instigando futuras pesquisas sobre o assunto da voz na dança, chega-se ao entendimento que, a existência da voz em configurações artísticas de dança se caracteriza em voz dançada, pois ocorre na dança, ou seja, é da natureza da dança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Voz dançada | pt_BR |
dc.title | Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós Graduação em Dança/Escola de Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.