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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.author | Chaves, Suellen da Silva | - |
dc.creator | Chaves, Suellen da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-20T18:21:34Z | - |
dc.date.available | 2013-08-20T18:21:34Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12654 | - |
dc.description | 157 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo analisar como os membros do conselho escolar de uma escola municipal de Salvador compreendem o processo de participação na implementação do ensino fundamental de nove anos. Nesse sentido, a investigação configura-se enquanto um estudo de caso e busca responder a seguinte questão: como os membros do conselho escolar interpretam a participação que tiveram no contexto de implementação do Ensino Fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador-Bahia? Tomando como referencial uma abordagem de pesquisa qualitativa, que possibilita a compreensão e interpretação de uma realidade social para além de objetividades e concretudes, a pesquisa documental envolveu, num primeiro momento, a identificação e análise de documentos produzidos pelos órgãos competentes, enquanto que a análise da literatura específica foi utilizada para a construção do referencial teórico do trabalho. O estudo de caso foi desenvolvido em uma escola municipal de Salvador, no bairro de Itapuã, e os sujeitos de pesquisa foram aqueles que integram o conselho escolar, a saber: diretora, coordenadora pedagógica, professora, funcionária escolar e representante da comunidade local. A realização de entrevistas e o uso do questionário semiestruturado com os sujeitos da pesquisa revelaram que a compreensão acerca da participação parece ser difusa e que tal conceito tem sido mal compreendido em sua complexidade e, muitas vezes, banalizado nas práticas de gestão escolar. Por isso, a discussão das potencialidades e percalços da participação da população na gestão da escola envolve elucidar questões internas e externas que influenciam a realização de tal prática, que perpassa por aspectos de ordem institucional, ideológica e cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental de nove anos | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
dc.subject | Nine-year primary education | pt_BR |
dc.subject | Participation | pt_BR |
dc.subject | school board | pt_BR |
dc.subject | Management education | pt_BR |
dc.title | Implementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador: processo participativo ou força da lei? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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