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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorChaves, Suellen da Silva-
dc.creatorChaves, Suellen da Silva-
dc.date.accessioned2013-08-20T18:21:34Z-
dc.date.available2013-08-20T18:21:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12654-
dc.description157 f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo analisar como os membros do conselho escolar de uma escola municipal de Salvador compreendem o processo de participação na implementação do ensino fundamental de nove anos. Nesse sentido, a investigação configura-se enquanto um estudo de caso e busca responder a seguinte questão: como os membros do conselho escolar interpretam a participação que tiveram no contexto de implementação do Ensino Fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador-Bahia? Tomando como referencial uma abordagem de pesquisa qualitativa, que possibilita a compreensão e interpretação de uma realidade social para além de objetividades e concretudes, a pesquisa documental envolveu, num primeiro momento, a identificação e análise de documentos produzidos pelos órgãos competentes, enquanto que a análise da literatura específica foi utilizada para a construção do referencial teórico do trabalho. O estudo de caso foi desenvolvido em uma escola municipal de Salvador, no bairro de Itapuã, e os sujeitos de pesquisa foram aqueles que integram o conselho escolar, a saber: diretora, coordenadora pedagógica, professora, funcionária escolar e representante da comunidade local. A realização de entrevistas e o uso do questionário semiestruturado com os sujeitos da pesquisa revelaram que a compreensão acerca da participação parece ser difusa e que tal conceito tem sido mal compreendido em sua complexidade e, muitas vezes, banalizado nas práticas de gestão escolar. Por isso, a discussão das potencialidades e percalços da participação da população na gestão da escola envolve elucidar questões internas e externas que influenciam a realização de tal prática, que perpassa por aspectos de ordem institucional, ideológica e cultural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental de nove anospt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectNine-year primary educationpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectschool boardpt_BR
dc.subjectManagement educationpt_BR
dc.titleImplementação do ensino fundamental de nove anos em uma escola municipal de Salvador: processo participativo ou força da lei?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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