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dc.contributor.authorRocha, Francisco Ulisses Santos-
dc.creatorRocha, Francisco Ulisses Santos-
dc.date.accessioned2011-05-24T19:04:56Z-
dc.date.available2011-05-24T19:04:56Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.issn1679-6861-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1245-
dc.descriptionp. 41 - 60pt_BR
dc.description.abstractO artigo procura analisar a mobilidade a pé em Salvador, buscando, inicialmente, identificar na vertente funcionalista do urbanismo as raízes do atual modelo das cidades brasileiras, que prioriza o veículo particular em detrimento do transporte coletivo e ignora os modos não-motoriza- dos. Em seguida, é feita uma avaliação da metodologia utilizada no planejamento de transportes no Brasil e em Salvador que, além de enfoque mais quantitativo que qualitativo da questão, também prioriza o transporte motorizado e restringe o tratamento da circulação dos pedestres, praticamente, à área central das cidades. São analisadas as condições de circulação dos pedes- tres nas grandes cidades brasileiras, particularmente em Salvador, onde foram realizadas pesqui- sas volumétrica e de opinião na área do Iguatemi, para aferir essas condições. O artigo conclui propondo uma nova hierarquia para os modos de transporte na cidade, priorizando-se os modos não-motorizados, seguidos do transporte público coletivo e do veículo individual, visando a uma melhor qualidade ambiental e de vida urbana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA mobilidade a pé em salvadorpt_BR
dc.title.alternativeCadernos PPG-AUpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 2, n. 1pt_BR
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