Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnastácio, Sílvia Maria Guerra-
dc.contributor.authorMatos, Adelmário Vital-
dc.creatorMatos, Adelmário Vital-
dc.date.accessioned2013-06-27T20:55:56Z-
dc.date.available2013-06-27T20:55:56Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12037-
dc.description162 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho mostra que o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira precisam incluir temas de relevância social para a vida do aprendiz a fim de torná-lo um cidadão crítico, apto a viver em sociedade e capaz de desenvolver valores éticos que o ajudem a promover a auto-estima e a autoconfiança. A pesquisa buscou observar os resultados da aplicação de atividades construídas a partir do desenho animado Os Simpsons em aulas de língua inglesa, privilegiando a utilização dos meios de comunicação de massa para levar o aluno a aprimorar os seus conhecimentos na língua-alvo. Para o estudo, aliou-se à teoria sociointeracionista de Vygotsky os pressupostos filosóficos de Paulo Freire. Defendeu-se a mediação da aprendizagem através de recursos que venham ao encontro dos interesses do aluno, bem como a interação que ocorre dentro e fora de sala de aula ao se abordar assuntos relacionados à realidade ou ao cotidiano do aprendiz. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, consistindo em um estudo de caso, que se utilizou de instrumentos de pesquisa como: questionários, diários de aprendizagem e entrevistas. Com base nos pressupostos teóricos e na análise dos dados coletados, demonstrou-se que o uso do desenho animado como elemento gerador de debates levou os aprendizes a refletirem sobre sua postura perante a vida e dentro da própria comunidade, fazendo-os reavaliarem valores éticos e sua atuação como cidadãos. Estudos sobre a utilização de programas pertencentes à cultura de massa em aulas de língua estrangeira se mostram, portanto, promissores e um campo fértil para futuras pesquisas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino – aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectSimpsonspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTelevisão na educaçãopt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectFalantes de portuguêspt_BR
dc.titleOs Simpsons nas aulas de língua inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2009.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adelmário Vital Matos - pre-textuais.pdfParte inicial42,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Adelmário Vital Matos - ficha catalografica.pdfParte inicial9,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Adelmário Vital Matos - texto.pdfParte principal926,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Adelmário Vital Matos - anexos.pdfAnexos680,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.