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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cesar, América Lúcia Silva | - |
dc.contributor.author | Pereira, Josilene Domingues Santos | - |
dc.creator | Pereira, Josilene Domingues Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-27T20:54:40Z | - |
dc.date.available | 2013-06-27T20:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12034 | - |
dc.description | 166 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, fruto de pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo, na área da Lingüística Aplicada, descreve os significados que o “erro” assume, no processo de aprendizagem da escrita, para a alfabetizadora e para os alfabetizandos jovens e adultos do programa de alfabetização REAJA da Secretária de Educação do município de Vitória da Conquista –BA. O estudo realizado utilizou notas de campo, diário da alfabetizadora, entrevistas, gravações de aulas, observações participantes como instrumentos de pesquisa, durante o período de três meses, entre os anos de 2004 e 2005. Na análise desses instrumentos, estabeleceu-se nas representações constituídas nessa comunidade escolar, algumas implicações entre o “erro” e a escrita, visto que há uma imagem de “escrita correta” nessa classe de alfabetização, pois a “a escrita só é escrita se for correta”. No cotejo desses dados, foi necessária a utilização de várias áreas de conhecimento, dentre elas, a pedagogia crítica (GIROUX; McLAREN, 2000; FREIRE, 2001, 2002a, 2002b, 2003), a antropologia (GEERTZ, 1989), a sociolingüística (ÁLEONG, 2001; REY, 2001; MATTOS E SILVA, 2001), estudos do letramento (STREET, 1984; BARTON, 1994; BARTON; IVANIC, 1991), que possibilitaram a escolha de duas categorias de análise, descritas no segundo capítulo, medo de errar e tratamento pedagógico. Tais categorias revelam que as concepções sobre o “erro”, nessa comunidade escolar, são fruto do imaginário social sobre uma “língua escrita correta”, corroborando para uma “tensão” entre práticas de letramento instituintes e instituídas (CASTORIADIS, 2000), que produz uma relação “conflituosa” entre a escrita e os agentes sociais, interferindo, pois, na aprendizagem da escrita. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Práticas de letramento | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.title | Os significados do "erro" no processo de aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2006. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Josilene Domingues Santos Pereira.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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