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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorSantos, Romilson Augusto dos-
dc.creatorSantos, Romilson Augusto dos-
dc.date.accessioned2013-06-12T20:19:55Z-
dc.date.available2013-06-12T20:19:55Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11921-
dc.description204 f.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo insere-se entre os que investigam as problemáticas da formação e do currículo. Tem como objeto os sentidos e significados atribuídos pelos futuros trabalhadores ao lazer nos processos educativos. Foi desenvolvido no âmbito de uma proposta interinstitucional de articulação em rede para o desenvolvimento de uma região semi-árida do Nordeste, na área de abrangência do Programa Xingó. Objetivou identificar relações existentes entre o lazer e processos educativos, a partir dos sentidos e significados atribuídos pelos futuros trabalhadores aos conteúdos culturais do lazer, enquanto elementos do ensino -aprendizagem na comunidade, em busca de subsídios para uma educação para e pelo lazer¹ onde o "jogo do saber"² se torne veículo de construção de cidadania³. Dos procedimentos investigativos, contaram o diálogo crítico com os autores que tratou da relação "Lazer-Trabalho-Educação" e análise das falas e produções dos futuros trabalhadores vinculados aos processos educativos do projeto Xingó. Os dados foram sistematizados a partir das falas, identificando-se categorias impregnadas de conteúdos significativos que permitem reconhecer os sentidos atribuídos pelo coletivo de aluno da UNEX 1 (Unidade Escolar de Xingó 1), ao Lazer e seus conteúdos culturais. Inferimos daí, que os elementos de mais ricas possibilidades educativas relacionadas ao lazer e a formação do futuro trabalhador são as festas, os meios de comunicação-rádio, TV, e as linguagens diversificadas-mímica, dança, jogo. Durante a pesquisa, utilizei elementos das metodologias qualitativas, que foram organizados e desenvolvidos em torno do diálogo ora com a literatura, ora com as vivências práticas e ora com os futuros trabalhadores para desvelar os sentidos e significados atribuídos ao lazer na formação do trabalhador. Busquei elementos na etnografia das práticas educativas pautadas na socio-fenomenologia crítica para que pudesse obter "descrições detalhadas de situações, eventos, pessoas, interações e comportamentos observados; citações literais do que as pessoas falam sobre suas experiências, atitudes, crenças e pensamentos; trechos ou íntegras de documentos, correspondências, atas ou relatórios de casos", fato esse possível devido ao grau de liberdade e agilidade para a reflexão que esse tipo de investigação permite (Patton,1986 apud Alves 1991:22).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectXingó (mesorregião)pt_BR
dc.subjectLazer e educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleOs sentidos e significados do lazer na formação escolar na região de Xingópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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