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dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorMascarenhas, Aline Daiane Nunes-
dc.creatorMascarenhas, Aline Daiane Nunes-
dc.date.accessioned2013-06-12T17:08:45Z-
dc.date.available2013-06-12T17:08:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11904-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo perceber as representações sociais que os médicos pediatras possuem acerca do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar. A realização desse trabalho se desenvolveu mediante a abordagem qualitativa que teve como orientação a Teoria das Representações Sociais. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à observação participante e a entrevista semi-estruturada composta por 32 questões. Para a realização dessa pesquisa foi utilizada a contribuição valiosa de 07 sujeitos, sendo cinco do sexo feminino e dois do sexo masculino. Após realização da coleta de dados, precedeu a análise do material à luz da análise de conteúdo que articulada a teoria das Representações Sociais buscaram compreender a maneira pela qual os médicos partilham de crenças em torno do trabalho do pedagogo no hospital. As representações se ancoraram em quatro categorias, são elas: aspectos do trabalho do pedagogo no hospital e o imaginário social; classe hospitalar e o trabalho educativo no hospital; educação e saúde; humanização, representação da doença e direitos da criança. Os resultados apontaram para o reconhecimento por parte dos pediatras em torno do atendimento educativo realizado pelo pedagogo na classe hospitalar como sendo essencial na promoção da saúde. A classe hospitalar não deve se configurar como um espaço de transposição da escola regular, principalmente no que se refere aos conteúdos; existem especificidades no atendimento realizado as crianças hospitalizadas que levam em conta a sua faixa etária, sua condição de comprometimento por conta da doença, seu estado emocional e a utilização de tecnologia assistiva. Esses achados demonstram que o pedagogo e a classe hospitalar possuem uma identidade no contexto da enfermaria pediátrica quanto a sua função junto a criança hospitalizada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectPediatrapt_BR
dc.subjectEducatorpt_BR
dc.subjectClass hospitalpt_BR
dc.subjectPediatricianpt_BR
dc.titlePercepções de médicos sobre o papel do pedagogo no trabalho com crianças hospitalizadas: o caso do Hospital das Clínicas da UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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