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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barros, Alessandra Santana Soares e | - |
dc.contributor.author | Mascarenhas, Aline Daiane Nunes | - |
dc.creator | Mascarenhas, Aline Daiane Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T17:08:45Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T17:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11904 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo perceber as representações sociais que os médicos pediatras possuem acerca do trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar. A realização desse trabalho se desenvolveu mediante a abordagem qualitativa que teve como orientação a Teoria das Representações Sociais. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à observação participante e a entrevista semi-estruturada composta por 32 questões. Para a realização dessa pesquisa foi utilizada a contribuição valiosa de 07 sujeitos, sendo cinco do sexo feminino e dois do sexo masculino. Após realização da coleta de dados, precedeu a análise do material à luz da análise de conteúdo que articulada a teoria das Representações Sociais buscaram compreender a maneira pela qual os médicos partilham de crenças em torno do trabalho do pedagogo no hospital. As representações se ancoraram em quatro categorias, são elas: aspectos do trabalho do pedagogo no hospital e o imaginário social; classe hospitalar e o trabalho educativo no hospital; educação e saúde; humanização, representação da doença e direitos da criança. Os resultados apontaram para o reconhecimento por parte dos pediatras em torno do atendimento educativo realizado pelo pedagogo na classe hospitalar como sendo essencial na promoção da saúde. A classe hospitalar não deve se configurar como um espaço de transposição da escola regular, principalmente no que se refere aos conteúdos; existem especificidades no atendimento realizado as crianças hospitalizadas que levam em conta a sua faixa etária, sua condição de comprometimento por conta da doença, seu estado emocional e a utilização de tecnologia assistiva. Esses achados demonstram que o pedagogo e a classe hospitalar possuem uma identidade no contexto da enfermaria pediátrica quanto a sua função junto a criança hospitalizada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Pediatra | pt_BR |
dc.subject | Educator | pt_BR |
dc.subject | Class hospital | pt_BR |
dc.subject | Pediatrician | pt_BR |
dc.title | Percepções de médicos sobre o papel do pedagogo no trabalho com crianças hospitalizadas: o caso do Hospital das Clínicas da UFBA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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