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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Robinson Moreira-
dc.contributor.authorGarcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.creatorGarcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.date.accessioned2013-06-11T19:29:53Z-
dc.date.available2013-06-11T19:29:53Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11890-
dc.description250 f.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é um dos eixos estruturantes das grandes políticas educacionais contemporâneas, envolvendo, além da dimensão pedagógica; a social, política, ética e de gestão. Do mesmo modo, avaliar a avaliação (meta-avaliação) é tão necessário no cenário educacional quanto a realização da própria avaliação. É colocar em evidência uma apreciação crítica de uma avaliação já concluída ou ainda em processo, envolvendo um conjunto de pressupostos teóricos e, às vezes, empíricos que darão subsídios para qualificar e validar os processos e resultados de um determinado objeto ou fenômeno já avaliado, visando o redimensionamento das ações e aprimoramento dos processos. A emergência de uma sociedade global caracterizada pela interconectividade e seus diferentes níveis de comunicação possibilita o surgimento de novos ambientes de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, de novas práticas avaliativas. O objetivo da presente tese é analisar as políticas e práticas de avaliação da aprendizagem nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância na Bahia. Um dos fatores fundamentais e, ao mesmo tempo, desafiadores na avaliação da aprendizagem é a definição de um modelo teórico de avaliação e sua aplicação. A escolha conceitual para a construção desse modelo teve como referência a ação comunicativa de Habermas, a avaliação da aprendizagem pautada na negociação comunicativa de Guba & Lincoln e os processos interativos e comunicacionais da educação a distância, com ênfase na educação on-line. Nesse aporte teórico, o diálogo foi identificado como uma estratégia essencial, orientada ao entendimento, consensos e acordos coletivos sobre as políticas e práticas de avaliação da aprendizagem na educação a distância. Nessa perspectiva comunicacional, o feedback processual é um marco para que, de fato, se possa estabelecer uma participação-intervenção entre os sujeitos da ação avaliativa, permitindo a criação e co-criação de situações de aprendizagem que visem a auto-regulação. O feedback processual é compreendido como sendo um conjunto de informações significativas sobre o desempenho dos aprendizes e comunicadas, individualmente e coletivamente, na busca de melhorias ainda no próprio percurso da aprendizagem. Essa pesquisa teve como foco a seguinte tese: “O feedback processual entre os sujeitos da ação avaliativa nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância é um dos eixos fundamentais da avaliação da aprendizagem na perspectiva da negociação comunicativa para a construção do conhecimento e para a gestão do processo”. O recorte empírico envolveu os cinco cursos de pós-graduação lato sensu a distância, num total de onze turmas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/Ba). A pesquisa utilizou a abordagem predominantemente qualitativa com técnicas quantitativas, envolvendo gestores pedagógicos, educadores e aprendizes. Os resultados mostram que há uma predominância de características da avaliação da aprendizagem vinculadas à descrição detalhada sobre os objetivos alcançados em relação aos planejados (segunda geração) e julgamento de valor como elemento essencial (terceira geração), apesar de apresentar algumas características que tendem à negociação comunicativa (quarta geração), como a utilização do diálogo e de ferramentas tecnológicas pautadas em processos interativos. Constatou-se a falta de feedback durante o processo de ensino e aprendizagem nos cursos, o que pode comprometer o aprimoramento da aprendizagem e o seu processo de gestão ainda no próprio percurso da ação, além de desfavorecer a prática de auto-avaliação e, por conseguinte, a avaliação formativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeta-avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectNegociação comunicativapt_BR
dc.subjectFeedback processualpt_BR
dc.subjectMeta-evaluationpt_BR
dc.subjectAssessment of learningpt_BR
dc.subjectdistance learningpt_BR
dc.subjectcommunicative negotiationpt_BR
dc.titleMeta-avaliação da aprendizagem na perspectiva da negociação comunicativa nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância na Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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