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dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorSales, Marcea Andrade-
dc.creatorSales, Marcea Andrade-
dc.date.accessioned2013-06-11T19:25:54Z-
dc.date.available2013-06-11T19:25:54Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11889-
dc.description.abstractEsta Tese discute a experiência curricular sobre a formação em exercício de professores em Irecê/BA, na Licenciatura em Pedagogia – séries iniciais. A concepção do Projeto do Curso filiou-se a teorias contemporâneas para compreender a formação docente como uma experiência, vivida tanto pelos professores-cursistas, quanto pela Equipe. O Curso ao adotar o desenho do currículo em rede, rompeu com o modelo disciplinar de ensino e aprendizagem. Isto possibilitou ao professor-cursista optar pelas atividades que desejava cursar e construir seu caminho de aprendizagem, partilhando-o coletivamente com a rede municipal de ensino do município. A intervenção do professor neste currículo (desejo de aprender) e o consequente protagonismo na sua formação acadêmica (autoria docente) foram investigadas a partir da seguinte questão: em que medida o currículo em rede da Licenciatura em Pedagogia, em Irecê, possibilitou o processo autoral dos professores-cursistas, ao vivenciarem seu processo formativo? A concepção de autoria, dispersa em diferentes áreas do conhecimento, como a Filosofia, os estudos na área da Linguagem e em outros campos pontuados neste texto, assumiu, na tese, o centro das discussões sobre a formação docente, tendo o professor como sujeito de suas ações na construção do cotidiano pedagógico. O aporte teórico foi referenciado em autores que discutem a educação na Modernidade - Foucault (1997), Veiga- Neto (2002), Castoriadis (2007) -; abordam demandas contemporâneas para o ensino neste século - Fróes Burnham (1993), Maturana (1998), Macedo (2000), Carvalho (2005) – e discutem a autoria no campo da Linguagem como Barthes (2004) e Bakhtin (1997). No percurso desta Licenciatura os professores elaboraram o Memorial Formação, no qual registraram suas experiências de vida, relacionando-as a sua formação profissional. A leitura e análise destes Memoriais foram a base da estratégia metodológica desta investigação, levando-me ao método de pesquisa autobiográfico. Os relatos dos professores, apresentados neste texto, são um convite à reflexão sobre a necessidade de o professor assumir o protagonismo da sua formação pessoal e individual. O percurso da tese fortaleceu minhas convicções de que o professor deve buscar, cada vez mais, a autoria para a sua formação – pessoal e profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectAuthorpt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectMemórias docentespt_BR
dc.subjectCurrículo em redept_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectNetwork curriculumpt_BR
dc.subjectTeachers’ memoriespt_BR
dc.subjectLlife historypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.titleArquitetura do desejo de aprender: autoria docente em debatept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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