Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.authorAraújo, Manoel Antonio Oliveira-
dc.creatorAraújo, Manoel Antonio Oliveira-
dc.date.accessioned2013-06-11T19:13:59Z-
dc.date.available2013-06-11T19:13:59Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11887-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar o curso de Ciências Contábeis da UESB comparando a estrutura curricular de 1999 com a de 2007. Os estudos aqui apresentados primam pela construção de três pressupostos: o que se pode ter de concepção de currículo, de forma genérica; elaboração de estrutura lógica de conhecimento capaz de apontar um currículo para as Ciências Contábeis; e, por fim, trabalhar de forma a comparar as últimas duas estruturas curriculares do curso utilizando de pesquisa empírica junto a docentes, graduandos e funcionário envolvidos no curso estudado. O entrelaçamento entre as Ciências da Educação e a Contabilidade acontece nesse estudo por meio do aspecto da avaliação do curso e do estudo de ordem curricular. A Contabilidade surge no panorama das ciências como aquela que se debruça sobre o patrimônio com o fito de estudá-lo e, assim, fornecer as informações que os usuários necessitam para poderem tomar decisões coerentes junto às entidades de natureza econômico-administrativas. As Ciências da Educação se fazem presentes no estudo com o seu campo específico de currículo. Os estudos curriculares têm a função de organizar idéias de forma a construir uma estrutura de temáticas que precisam estar alinhadas de forma a capacitar o graduando do conhecimento necessário para a melhoria da sua empregabilidade, (influências de ordem econômica na educação) da sua apreensão da realidade científica em suas mudanças constantes. Por fim, são apresentadas propostas para o curso de Ciências Contábeis. Os resultados a que se chegou estão ligados ao fato de que a estrutura curricular de 2007 vem inovando com disciplinas mais vinculadas à realidade social e econômica vigente. Por quase unanimidade entre as pessoas consultadas ficou claro que o currículo de 2007 atende melhor aos anseios da comunidade acadêmico-contábil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectAccounting sciencespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleAvaliação curricular: um estudo do curso de ciências contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manoel Araujo.pdf721,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.