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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Aragão, José Wellington Marinho de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Manoel Antonio Oliveira | - |
dc.creator | Araújo, Manoel Antonio Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T19:13:59Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T19:13:59Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11887 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo estudar o curso de Ciências Contábeis da UESB comparando a estrutura curricular de 1999 com a de 2007. Os estudos aqui apresentados primam pela construção de três pressupostos: o que se pode ter de concepção de currículo, de forma genérica; elaboração de estrutura lógica de conhecimento capaz de apontar um currículo para as Ciências Contábeis; e, por fim, trabalhar de forma a comparar as últimas duas estruturas curriculares do curso utilizando de pesquisa empírica junto a docentes, graduandos e funcionário envolvidos no curso estudado. O entrelaçamento entre as Ciências da Educação e a Contabilidade acontece nesse estudo por meio do aspecto da avaliação do curso e do estudo de ordem curricular. A Contabilidade surge no panorama das ciências como aquela que se debruça sobre o patrimônio com o fito de estudá-lo e, assim, fornecer as informações que os usuários necessitam para poderem tomar decisões coerentes junto às entidades de natureza econômico-administrativas. As Ciências da Educação se fazem presentes no estudo com o seu campo específico de currículo. Os estudos curriculares têm a função de organizar idéias de forma a construir uma estrutura de temáticas que precisam estar alinhadas de forma a capacitar o graduando do conhecimento necessário para a melhoria da sua empregabilidade, (influências de ordem econômica na educação) da sua apreensão da realidade científica em suas mudanças constantes. Por fim, são apresentadas propostas para o curso de Ciências Contábeis. Os resultados a que se chegou estão ligados ao fato de que a estrutura curricular de 2007 vem inovando com disciplinas mais vinculadas à realidade social e econômica vigente. Por quase unanimidade entre as pessoas consultadas ficou claro que o currículo de 2007 atende melhor aos anseios da comunidade acadêmico-contábil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Accounting sciences | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Avaliação curricular: um estudo do curso de ciências contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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