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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuckesi, Cipriano Carlos-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Paula Trindade de-
dc.creatorAlbuquerque, Ana Paula Trindade de-
dc.date.accessioned2013-06-11T18:55:36Z-
dc.date.available2013-06-11T18:55:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11882-
dc.description82 f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo principal investigar o uso da ludicidade e da arte em ONGs, e como recurso para a inclusão social crítica e transformadora. A necessidade surgiu do contato e participação de projetos no universo das ONGs, o que propiciou a constatação do crescimento significativo de tais instituições, tendo, muitas delas, a intenção de trabalhar com a arte e a ludicidade para a efetivação da cidadania. Diante desses fatores, surgiram os questionamentos norteadores da pesquisa: Que inclusão social é essa à qual algumas ONGs se referem? Como e onde se dá a ludicidade na formação do educador que trabalha em tais organizações? Qual a contribuição do trabalho de arte e ludicidade, enquanto possibilidade de experiência plena e de sentido terapêutico (dar-se conta da auto-estima, do eu individual) e político (dar-se conta da transformação da realidade, do coletivo) para o processo de construção da cidadania? Como se pode efetivar uma inclusão crítica através da arte e da ludicidade? Para dar conta dessas interrogações, utilizei-me, para a investigação, do método etnográfico e microetnográfico. Como espaço empírico de pesquisa, foi escolhido o Projeto Buscapé, que envolve seis organizações. Como em pesquisa deste tipo, participei do dia-a-dia deste, entrevistando, gravando em áudio e vídeo e conversando com os atores do processo (educadores, educandos, coordenadores); com isso, percebi o conceito de inclusão pensado por eles e a ressonância desse trabalho na vida dos educandos, a formação do educador e como ela dá conta do processo pedagógico. Assim, pude confrontar o referencial teórico com os dados de campo, o que me levou a formular conhecimentos acerca da forma como é desenvolvido o trabalho lúdico e artístico e de como este contribui para uma inclusão social pautada na inclusão simbólica, visando o indivíduo e sua participação crítica na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectONGpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusão simbólicapt_BR
dc.subjectNGOpt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectSymbolic inclusionpt_BR
dc.titleVivendo e aprendendo a brincar a ludicidade e a arte no trabalho de ONGs: um caminho para a inclusão social?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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