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dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorSantos, Adriana Dantas Wanderley dos-
dc.creatorSantos, Adriana Dantas Wanderley dos-
dc.date.accessioned2013-06-11T17:52:08Z-
dc.date.available2013-06-11T17:52:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11872-
dc.description.abstractTendo identificado a pouca freqüência dos alunos surdos usuários da língua de sinais nas escolas regulares municipais da cidade de Salvador, o presente trabalho objetivou refletir sobre os fatores que têm influenciado a permanência ou ausência dos alunos surdos com esse perfil comunicativo nas referidas escolas. Para tanto, percorreu três caminhos metodológicos: identificou as instituições educacionais públicas e privadas sem fins lucrativos de atendimento às crianças surdas no período da educação infantil ao ensino fundamental I existentes na cidade de Salvador; entrevistou os profissionais da educação e familiares responsáveis pelos alunos surdos incluídos em tais instituições e analisou as informações construídas durante as entrevistas à luz de duas categorias de análise (aspectos pedagógicos da educação do surdo e opinião dos sujeitos sobre a política inclusiva). As visitas e entrevistas realizadas permitiram conhecer a realidade das instituições que oferecem atendimento educacional ao surdo. Tais espaços vivenciam situações diferentes, tanto com relação ao perfil dos alunos surdos atendidos, quanto com relação à dinâmica dos serviços oferecidos. Apesar do pouco número de alunos surdos usuários da língua de sinais encontrados nas escolas regulares, foi observada a presença de outro perfil de aluno. O principal perfil comunicativo dos alunos surdos incluídos nas escolas regulares refere-se a aquele grupo de sujeitos que conseguem se utilizar da fala para se comunicar. Em contrapartida, encontramos uma volumosa quantidade de crianças surdas usuárias da língua de sinais nas escolas de surdos. Questionados sobre esse fato, ao expressarem suas opiniões, os sujeitos da pesquisa apontaram o despreparo das escolas regulares como o principal fator determinante dessa realidade. Refletindo sobre as informações construídas durante a pesquisa, foram levantados possíveis fatores influenciadores da permanência ou ausência dos alunos surdos usuários da língua de sinais nas escolas regulares municipais. A crença da família de que o ambiente da escola de surdos impossibilitará o aprendizado da língua oral pelo surdo; o desejo da família de ver os surdos estudando com os ouvintes e a proximidade das escolas regulares das residências dos alunos surdos, foram fatores identificados como influenciadores da permanência desses alunos nas escolas regulares. Contudo, a ausência de uma língua comum entre o aluno surdo, o professor e seus colegas; o desconhecimento da escola sobre as particularidades educacionais do surdo e a recusa de algumas escolas regulares de matricularem esses alunos, têm sido os principais fatores determinantes da ausência dos alunos surdos usuários da língua de sinais nas escolas regulares. Nesse sentido, concluímos que a atual política educacional inclusiva, no âmbito da educação do surdo, precisa passar por profundas mudanças. A pouca frequência dos alunos surdos usuários da língua de sinais nas escolas regulares não se deve, apenas, ao despreparo das escolas, mas, principalmente, à inexistência de uma Política Inclusiva voltada à educação dessa população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica inclusiva brasileirapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPrimeiros anos escolarespt_BR
dc.subjectBrazilian inclusive policypt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectEarly school yearspt_BR
dc.titleA educação dos surdos na cidade de Salvador: reflexões sobre suas particularidades lingüísticas e os serviços oferecidos nos primeiros anos escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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