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dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorAlmeida, Verônica Domingues-
dc.creatorAlmeida, Verônica Domingues-
dc.date.accessioned2013-06-11T17:06:07Z-
dc.date.available2013-06-11T17:06:07Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11866-
dc.description210 f.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo versa sobre a experiência no processo de formação em exercício de professoras das séries iniciais da Rede Municipal de Educação de Salvador-Bahia. Constituem-se sujeitos da pesquisa doze professoras-cursistas, da graduação em Pedagogia, oferecida pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, através do Projeto Salvador. O estudo teve como objetivo investigar, a partir de narrativas expressas em memoriais de formação, experiências de professoras das séries iniciais, buscando entender como elas compreendem as relações entre suas experiências docentes na condição de discentes – assim, também, como o seu inverso – e investiga, ainda, como elas expressam a (re)significação de suas práticas. O contexto, o objeto e o problema foram compostos pela trama complexa entre a esfera política e legal, determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, e as existências singulares de professoras com suas experiências e saberes. Trata de três conceitos chave: formação, saberes docentes e experiência que foram considerados na indissociabilidade entre pessoaprofissional e entendidos como potências transversais da atualização do ser. O trabalho insere-se na abordagem qualitativa, de base multirreferencial e repousa seus alicerces filosóficos na fenomenologia. Os memoriais das professoras foram submetidos a uma análise interpretativa, fundamentada na abordagem das biografias formativas. Como estratégia de investigação, as análises foram organizadas em leituras que aconteceram em momentos distintos, mas interligados, nas seguintes etapas: leitura exploratória, leitura analítica, leitura entrecruzada e leitura crítica. A dissertação conclui que experienciar as experiências, através das narrativas, se revela como uma alternativa de emancipação do ser, se concebermos a existência como o mote formativo central de que deve dispor, também, a atividade educativa. Desse modo, este estudo pode colaborar com a compreensão da formação como processo contínuo e permanente de atualizações, assim como pode permitir traçar um entendimento sobre a implicação da realidade sócio-política nas histórias de vida e experiências do processo formativo de cada sujeito.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professores em exercíciopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectNarrativas de formaçãopt_BR
dc.subjectTeachers’ formation in activitypt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.subjectNarratives of formationpt_BR
dc.titleA experiência em experiência: saberes docentes e a formação de professores da Rede Municipal de Ensino de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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