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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Verônica Domingues | - |
dc.creator | Almeida, Verônica Domingues | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T17:06:07Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T17:06:07Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11866 | - |
dc.description | 210 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo versa sobre a experiência no processo de formação em exercício de professoras das séries iniciais da Rede Municipal de Educação de Salvador-Bahia. Constituem-se sujeitos da pesquisa doze professoras-cursistas, da graduação em Pedagogia, oferecida pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, através do Projeto Salvador. O estudo teve como objetivo investigar, a partir de narrativas expressas em memoriais de formação, experiências de professoras das séries iniciais, buscando entender como elas compreendem as relações entre suas experiências docentes na condição de discentes – assim, também, como o seu inverso – e investiga, ainda, como elas expressam a (re)significação de suas práticas. O contexto, o objeto e o problema foram compostos pela trama complexa entre a esfera política e legal, determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, e as existências singulares de professoras com suas experiências e saberes. Trata de três conceitos chave: formação, saberes docentes e experiência que foram considerados na indissociabilidade entre pessoaprofissional e entendidos como potências transversais da atualização do ser. O trabalho insere-se na abordagem qualitativa, de base multirreferencial e repousa seus alicerces filosóficos na fenomenologia. Os memoriais das professoras foram submetidos a uma análise interpretativa, fundamentada na abordagem das biografias formativas. Como estratégia de investigação, as análises foram organizadas em leituras que aconteceram em momentos distintos, mas interligados, nas seguintes etapas: leitura exploratória, leitura analítica, leitura entrecruzada e leitura crítica. A dissertação conclui que experienciar as experiências, através das narrativas, se revela como uma alternativa de emancipação do ser, se concebermos a existência como o mote formativo central de que deve dispor, também, a atividade educativa. Desse modo, este estudo pode colaborar com a compreensão da formação como processo contínuo e permanente de atualizações, assim como pode permitir traçar um entendimento sobre a implicação da realidade sócio-política nas histórias de vida e experiências do processo formativo de cada sujeito. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores em exercício | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de formação | pt_BR |
dc.subject | Teachers’ formation in activity | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Teacher knowledge | pt_BR |
dc.subject | Narratives of formation | pt_BR |
dc.title | A experiência em experiência: saberes docentes e a formação de professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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