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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Uaçaí de Magalhães | - |
dc.creator | Lopes, Uaçaí de Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T16:54:41Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T16:54:41Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11862 | - |
dc.description | 338 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese investiga os vínculos da educação com a sustentabilidade nas sociedades humanas. Para tanto, parte da análise do conceito de educação em geral e no que concerne às suas manifestações concretas na realidade brasileira, evidencia que o país não cumpriu a tarefa fundamental de propiciar educação básica universal e de qualidade como meio de cidadania para todos os seus habitantes. Em seguida parte da ideia de sustentabilidade, segundo a qual as gerações atuais devem satisfazer suas necessidades sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Reelabora este conceito de sustentabilidade a partir dos avanços teóricos e empíricos obtidos com a realização de uma pesquisa em uma organização não-governamental em Angola. Problematiza o conceito segundo o qual a sustentabilidade compreende três dimensões básicas: a econômico-financeira, a social e a ambiental. São propostas então, justificadas e fundamentadas, mais duas outras dimensões, a educacional e a ética. Sob o argumento de que a sustentabilidade das sociedades não pode ser vista como uma meta a ser alcançada ou mensurável com uma fita métrica, nem tampouco ser entendida de modo estático e normativo, propõe o entendimento da mesma como um equilíbrio dinâmico que depende de cada configuração historicossocial. O autor mostra analiticamente que a sustentabilidade configura-se como um fenômeno dinâmico e instável que, uma vez alcançado, torna-se imediatamente ultrapassado. Trata-se muito mais de um meio de se buscar constantemente o equilíbrio em uma determinada ação,em uma organização ou em uma comunidade. A tese defendida é a de que a educação é o elemento fundamental para a construção da sustentabilidade na atual configuração civilizatória e que no Brasil, hoje, a educação formal constitui a dimensão prioritária para a superação das desigualdades e construção da sustentabilidade dinâmica. Por outro lado, a ética se configura como o meio de elucidar os verdadeiros interesses por detrás dos pactos realizados historicamente, em diversos momentos da sociedade brasileira. Finalmente, à luz de uma metáfora construída no epílogo, a educação é definida como o timão, com o qual poderá a sociedade brasileira se conduzir para sua plena realização, e a ética, a bússola indispensável para indicar com precisão o rumo até um novo porto seguro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Ethics | pt_BR |
dc.subject | Sustainable development | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.title | Educação e sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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