Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.authorMelo, Caio Monteiro-
dc.contributor.authorMoreira, Ana Paula-
dc.contributor.authorXavier, Maise-
dc.creatorCouto, Edvaldo Souza-
dc.creatorMelo, Caio Monteiro-
dc.creatorMoreira, Ana Paula-
dc.creatorXavier, Maise-
dc.date.accessioned2011-05-17T12:57:44Z-
dc.date.available2011-05-17T12:57:44Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1516-2907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1185-
dc.descriptionp.105-118pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo analisar características típicas da cultura de massa do século XX, promovidas por mídias tradicionais como o rádio, o cinema e a televisão, e da cultura digital, no começo do século XXI, promovida pelas redes integradas de comunicação, e apontar, na cibercultura, a passagem de uma à outra. São discutidas as mídias e os modelos de comunicação baseados numa lógica “um para todos”, para a primeira, e “todos para todos” para a segunda. Investigamos aspectos dos meios de comunicação de massa, sua popularização no diálogo com as novas mídias e sua (re)significação conceitual no âmbito da cultura digital. Para tal discussão nos apoiamos em autores como Umberto Eco, Manuel Castells, Pierre Lévy, Lúcia Santaella, dentre outros, que discutem as mudanças nos meios de comunicação na era digital. O trabalho conclui que as tecnologias digitais tendem e devem converter a cultura de massa em cultura interativa, colaborativa e livre, promovendo ampliações infinitas na criação e difusão de informações e conhecimentos. Estamos diante de um novo Ethos, o da mediatização infocomunicacional, que acelera as mudanças sociais promovidas pela globalização da cultura digital e realiza criativamente novos modos de ser e viver.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectCultura de massapt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducação – Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleDa cultura de massa às interfaces na era digitalpt_BR
dc.title.alternativeRevista da FACEDpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numbern.14pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2657.pdf128,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.