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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda | - |
dc.creator | Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T15:41:23Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T15:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11845 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, o termo campo é a expressão do rural se manifestando, construído na dinâmica dos movimentos sociais do Brasil, que nas últimas três décadas têm conseguido dar visibilidade à história de descaso das políticas públicas para com suas especificidades. Neste campo idiossincrático, encontramos as raízes sertanejas no projeto de uma escola voltada para sua realidade e construída pelos e para os camponeses da região. A Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), fica a cerca de 400 km de Salvador, em Monte Santo/BA e atende a um total 186 alunos da região. A EFASE torna-se na sua relação com os contextos comunitários locais, um ponto de referência socioeducacional, atuando de forma direta ou indireta a cerca de 89 comunidades rurais. Para qualificar esta história, a primeira parte da tese, fala da trajetória da educação rural brasileira com a inserção da relação sociedade x estado: O silenciamento ou ajustamento do estado em suas políticas educacionais que “alcançavam” o rural, e o enfrentamento, a busca e por vezes a adaptação da sociedade civil neste processo de construção de políticas públicas que “afetavam” o rural. Aqui já sinalizando a inserção da EFA no rural brasileiro da década de 60. A segunda parte da tese discute os movimentos sociais em sua perspectiva teórica e a dinâmica de expressão política dos sujeitos do campo, que nos anos 90, deram início ao processo de articulação: Por uma Educação do Campo. A terceira parte da tese aporta no sertão da Bahia : Canudos surge como referência para apresentar o contexto socioambiental de história e luta do sujeito do sertão; de forma análoga, as Comunidades de Fundo de Pasto surgem como uma representação da herança de vida e história atravessando o século XX neste sertão. A opção pela fenomenologia, como perspectiva de busca da percepção dos sujeitos do sertão, vai corporificar o quarto momento da tese. Pela fenomenologia, a pesquisa chega ao seu habitat na versão dos sujeitos que nele se inserem e que ajudam-no a construir. Então apresentamos a história da escola família agrícola na Bahia e...a Escola Família Agrícola do Sertão, como o locus onde toda esta discussão ganha vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy of alternance | pt_BR |
dc.subject | Field education | pt_BR |
dc.subject | Ambiente sertão | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.subject | Escola família agrícola | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Agricultural family school | pt_BR |
dc.subject | Environment sertão | pt_BR |
dc.title | A escola família agrícola do sertão: entre os percursos sociais, trajetórias pessoais e implicações ambientais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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