Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuckesi, Cipriano Carlos-
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorRamos, Antonia Lucia Leite-
dc.creatorRamos, Antonia Lucia Leite-
dc.date.accessioned2013-06-11T13:59:24Z-
dc.date.available2013-06-11T13:59:24Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11837-
dc.description223 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como meta principal compreender como a prática da ludicidade e do sociodrama pode contribuir para a formação e/ou melhoria dos vínculos entre os sujeitos da práxis pedagógica, favorecendo a convivência e a aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi a abordagem utilizada para o estudo, desenvolvida a partir da pesquisa-ação. O estudo traz os fundamentos teóricos que sustentam a pesquisa prática, pautados pelo ideário de Jacob Levi Moreno, Cipriano Luckesi e Paulo Freire. Traz reflexões metodológicas sobre uma experiência sócio-educacional, desenvolvida com base em um dos pilares da educação para o século XXI – “Aprender a viver juntos” – de Jacques Delors, vivenciados através de práticas lúdicas e sociodramáticas com o intuito de identificar as possibilidades que essas práticas criam na formação de vínculos entre os atores escolares e uma narrativa contendo os caminhos e (des)caminhos de um pesquisador. O palco desse estudo foi uma escola pública estadual com dois grupos pesquisados, obtendo-se importantes resultados principalmente na convivência e aprendizagem. O trabalho com atividades lúdicas e sociodramáticas traz a possibilidade de formação dos vínculos através de um trabalho lúdico, reflexivo, contextualizado. Concluímos então, que o importante na prática educativa escolar é o vínculo entre os atores escolares e este tem grandes possibilidades de ser formado com atividades lúdicas e sociodramáticas para fomentar a convivência e a aprendizagem, mas também está aberto a qualquer experiência que traga a união, o afeto e o respeito ao outro como foco.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRelações pedagógicaspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectSociodramapt_BR
dc.subjectSchool actorspt_BR
dc.subjectPedagogical bondpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.titleVínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodramapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Antonia Ramos1.pdfParte 15,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_Antonia Ramos2.pdfParte 21,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.