Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lordêlo, José Albertino Carvalho | - |
dc.contributor.author | Silva, Claudia Dias | - |
dc.creator | Silva, Claudia Dias | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T13:34:32Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T13:34:32Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11831 | - |
dc.description | 125 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa buscou investigar e analisar as características apresentadas pelo colegiado escolar de uma unidade de ensino pública que propiciam o empoderamento da comunidade escolar na gestão da escola pública, contribuindo para minimizar o controle dos agentes do Estado sobre o funcionamento da escola. O estudo de caso em uma escola da rede pública estadual em Salvador, Bahia,envolveu no plano de coleta de dados a realização de entrevistas semi-estruturadas com conselheiros e diretor da escola, bem como acompanhamento de reuniões do órgão colegiado e análise de atas de reuniões realizadas pelo órgão no período de 2005 a 2006. As categorias trabalhadas para analisar a atuação do órgão colegiado foram: a) promoção da igualdade de capacidades de exercer influência sobre a ação governamental e de responsabilizar agentes públicos e governantes por decisões; b) participação; c) transparência; d) controle social. O estudo revelou que as relações de poder que se propõem à co-responsabilização na escola, ainda ocorrem sob a deliberação e orientação da direção da mesma, que tenta fortalecer o órgão colegiado. Identificou, ainda, que a tentativa de descentralizar o poder na gestão da unidade de ensino serve para reforçar o poder de um segmento que o detém, no caso o professor. Os pais e os alunos são os segmentos menos empoderados no colegiado escolar. Por fim, concluiu que empoderar indivíduos que dispõem de diferentes ferramentas para agir com o objetivo de mudar sua condição e a do grupo que pertence é um desafio. No caso da gestão escolar, o segmento dos professores, é o que mais dispõe dos recursos e capacidades necessários para atua r e modificar sua condição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Colegiado escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Compartilhamento de poder na gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Improving management of power in school management | pt_BR |
dc.subject | Empowered | pt_BR |
dc.title | Empoderamento na escola: estudo de experiência de gestão escolar em unidade da rede pública de ensino da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ Claudia Dias Silva.pdf | 630,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.