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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rosa, Dora Leal | - |
dc.contributor.author | Santos, Bartira Telles Pereira | - |
dc.creator | Santos, Bartira Telles Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-10T20:08:56Z | - |
dc.date.available | 2013-06-10T20:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11810 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta como objeto o entrecruzamento das rotinas escolares, em escolas públicas de nível fundamental, situadas na periferia da cidade de Salvador, com as rotinas da Igreja Universal do Reino de Deus. Neste particular, investiu-se na analise dos efeitos da expansão da vivência de fé evangélica em escolas públicas soteropolitanas através de investigação sobre os modos através dos quais as crenças morais e espirituais de funcionários da escola foram traduzidas em práticas pedagógicas. Na abordagem do tema consideramos como referencial teórico o Materialismo Histórico Dialético, como metodologia o estudo de caso e como questões norteadoras: É possível estabelecer alguma relação entre o acirramento da contradição sagrado versus secular na escola pública, traduzida no profundo entrelaçamento entre as rotinas escolares e as rotinas da igreja, e a ascensão do pós-modernismo visto como a lógica cultural do capitalismo avançado? Em que medida o ceticismo epistemológico, característico das correntes pós-modernas, passam a legitimar o uso do argumento religioso em sala de aula ao propugnarem a trivialidade da questão do conhecimento e da verdade? No decorrer da dissertação buscamos apontar algumas das principais mediações que caracterizam o recrudescimento da contradição sagrado versus secular na escola pública. Como resultado, chegamos à conclusão de que uma série de processos conjugados e paralelos configura a tessitura da problemática por nós analisada, assim, na esfera social, a partir de uma análise marxiana das relações entre religião e sociedade, identificamos que o ressurgimento da religião, e em especial, da religião de resultado, apresenta-se como um espelhamento dialético do aprofundamento de uma realidade objetiva excludente, geradora de insegurança, individualismo e alienação, ademais, na esfera político-ideológica, constatamos a permanência da religiosidade imiscuindo-se nos assuntos seculares e na relação do Estado brasileiro com os cidadãos, ao passo que, acrescida a esta constatação chegamos à conclusão segundo a qual formas antigas de poder (costumes) infiltram-se nas instituições (ordem legal), não como simples elementos anacrônicos, mas como funcionais a certas formas de domina. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Igreja Universal do Reino de Deus | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.subject | Post-modernism | pt_BR |
dc.title | A religião como fundamento na escola pública: um estudo sobre a inserção da Igreja Universal do Reino de Deus em escolas públicas soteropolitanas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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