Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.contributor.authorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.creatorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.creatorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.date.accessioned2011-05-16T18:33:59Z-
dc.date.available2011-05-16T18:33:59Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn1516-2907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1179-
dc.descriptionp.239-255pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio tem como objetivo apresentar as primeiras anotações sobre a essência da educação pensada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, isto é, sua Paidéia. Configura-se a gênese da formação humana a partir dos dois nascimentos abordados pelo autor: um para o existir e outro para o viver; um para a espécie outro para o sexo. Reflete-se sobre a capacidade do fenômeno educativo de ativar no indivíduo o vigor, desejo e ânsia de torná-lo um ser humano apto a aprender, simultaneamente, a mandar e a obedecer, tendo como fundamento a justiça e a benevolência, tal qual pregava a pedagogia grega e que está ratificada no livro Emílio ou da Educação, ponto de partida dessas reflexões. Finalmente, trabalha-se a concepção do amor-de-si como um indício para a construção de uma prática pedagógica efetivamente a serviço da vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPaixões naturaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectPrática pedagógica.pt_BR
dc.titlePrimeiras anotações sobre a paidéia roussounianapt_BR
dc.title.alternativeRevista da FACEDpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numbern. 10pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1926.pdf145,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.