Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeiro, Augusto César Rios-
dc.contributor.authorOrnellas, Bárbara Santos-
dc.creatorOrnellas, Bárbara Santos-
dc.date.accessioned2013-06-10T18:03:28Z-
dc.date.available2013-06-10T18:03:28Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11780-
dc.description111 f.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA que discute as perspectivas inauguradas pela invasão da cibercultura no cotidiano dos formandos em Educação Física das duas Universidades mais tradicionais da cidade de Salvador, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Católica do Salvador. Esta pesquisa expressa como a internet ganhou relevância na Universidade, pela grande circulação de conhecimentos acadêmicos e pela freqüência dos formandos no ambiente virtual. Além da análise dos currículos dos cursos citados, foram aplicados e apreciados questionários e entrevistas nos quais se indagou aos sujeitos sobre o uso de pesquisas virtuais nos trabalhos acadêmicos, o que os leva a pesquisar na internet e os sites em que eles mais pesquisam. Na internet, conhecimentos e informações são publicados e divulgados, embora ela se mantenha paralela ao desenvolvimento cotidiano do curso de formação. Na atualidade, a cibercultura proporciona mudanças culturais, possibilidades de circulação de todo tipo de produção e acesso à troca de informações instantâneas, pondo à formação do futuro professor o desafio de lidar com o ciberespaço, tão diverso e povoado. Produções sobre o tema “tecnologias contemporâneas e educação” apontam que, apesar de o processo de ensinoaprendizagem não depender da característica on-line, quando este se integra aos acontecimentos do mundo contemporâneo, traz uma promessa de melhoria aos processos de aprendizagem. Neste trabalho, são apresentadas e estudadas novas opções de espaço, tempo e interação para uma nova prática pedagógica e para uma nova produção intelectual, divulgação e compartilhamento de conhecimento, em espaços que vão além dos muros da Universidade. A principal finalidade deste trabalho, portanto, é discutir paradigmas e, assim, propor possíveis contribuições aos desafios dos problemas educacionais da contemporaneidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCyber culturept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectGraduation of teacherspt_BR
dc.titleCibercultura e educação física: o virtual na formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Barbara Ornellas.pdf640,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.