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dc.contributor.advisorFerreira Júnior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.authorLima, Joilson Carvalho-
dc.creatorLima, Joilson Carvalho-
dc.date.accessioned2013-06-06T12:29:34Z-
dc.date.available2013-06-06T12:29:34Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11715-
dc.description.abstractEste trabalho identificado como - oportunidades e desafios nas estratégias da Petrobras – analisa os mecanismos legais e institucionais utilizados no Brasil que resultou na flexibilização total do seu mercado de petróleo e a inserção da empresa dominante do setor na competição internacional. A flexibilização do mercado foi estabelecida pela aprovação da Emenda Constitucional n° 9 de novembro de 1995. Sua regulamentação se deu com a Lei do Petróleo n° 9.487, de 06/08/1997. A partir de então, qualquer empresa (nacional ou estrangeira) pode realizar atividades de exploração, produção, transporte, refino, importação e exportação de petróleo no país, mediante autorização, permissão ou concessão da autoridade pública. O principal objetivo deste trabalho é identificar as principais estratégias empresariais da empresa brasileira de petróleo - PETROBRAS S/A -, como resposta às mudanças do ambiente regulatório e concorrencial e à abertura total do setor a partir de 2002. Além disso, pretende-se analisar a importância dessas mudanças institucionais para formulação de novas estratégias empresariais, que transformaram a Petrobras em um player internacional na área de energias. Foi utilizado como referencial teórico os fundamentos da economia da energia, além das contribuições teóricas de Michel Porter no âmbito da analise das estratégias empresariais em ambientes concorrenciais. A abertura do setor de petróleo no Brasil, apesar de ter proporcionado aumento dos riscos políticos e econômicos, proporcionou várias oportunidades de mercado para Petrobras. O planejamento de longo prazo apresentou-se como fator decisivo para o seu posicionamento estratégico diante da concorrência internacional.pt_BR
dc.subjectPetrobras - Ética empresarialpt_BR
dc.subjectPetróleo – Estratégias empresariaispt_BR
dc.subjectDiversificação energética – Petróleopt_BR
dc.subjectLiderança tecnológica – Petróleopt_BR
dc.titleOportunidades e desafios nas estratégias da Petrobráspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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