Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Paulo Costa-
dc.contributor.authorBertissolo, Guilherme-
dc.creatorBertissolo, Guilherme-
dc.date.accessioned2013-06-05T23:58:41Z-
dc.date.available2013-06-05T23:58:41Z-
dc.date.issued2013-06-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11711-
dc.description.abstractEsta tese enfoca uma pesquisa experiencial sobre a complexa articulação entre música e movimento, seus usos e funções em um escopo de obras musicais, no sentido de plasmação de processos composicionais. Essa articulação ocorreu a partir de um contexto onde estas instâncias não são conceitualmente distintas: a Capoeira Regional. As conexões foram empreendidas com base em quatro conceitos não mutuamente excludentes: Ciclicidade, "Incisividade", Circularidade, e "Surpreendibilidade". Inicialmente, abordamos diversas incursões teóricas no domínio da relação entre música e movimento, com especial enfoque nas concepções concernentes à aplicação de metáforas conceituais e esquemas imagéticos baseados na experiência corporal. Através da imersão no universo da Capoeira Regional, pudemos estabelecer uma série de diálogos sujeitos e ideias, que mediaram inferências no domínio da experiência. Essas inferências foram formalizadas nas quatro noções do arcabouço conceitual, que veiculam aspectos de música e movimento em uma articulação complexa. O arcabouço conceitual foi aferido por experimentos composicionais que mobilizaram ideias, materiais e processos relacionados ao contexto da Capoeira Regional. Foram compostas duas séries de obras no domínio dessa pesquisa, m'bolumbümba e Fumebianas. Essas obras veicularam diversos aspectos da relação entre música e movimento na Capoeira Regional. A primeira série foi discutida pelos níveis do Ciclo de Vida da Composição, de Laske, e a segunda, no esforço de elencar processos gerais de composição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq/CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://guilhermebertissolo.wordpress.com/pt_BR
dc.subjectMovimento em músicapt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSistema Laban/Bartenieffpt_BR
dc.titleComposição e capoeira: dinâmicas de compor entre música e movimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberÚnicopt_BR
dc.contributor.refereesChagas, Paulo César de Amorim-
dc.contributor.refereesNogueira, Marco Vinício-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese-bertissolo.pdf17,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.