Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Muniz Gonçalves-
dc.contributor.authorSilva, Denise Pereira-
dc.creatorSilva, Denise Pereira-
dc.date.accessioned2013-06-04T19:14:06Z-
dc.date.available2013-06-04T19:14:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11623-
dc.description165f.pt_BR
dc.description.abstractDos grupos de teatro baiano comprometidos com as causas sociais e que se engajavam na luta pela democracia, o Teatro Livre da Bahia é um dos exemplos no contexto do regime militar. Nascido no ano emblemático de 1968, o grupo realizou uma das experiências mais significativas de aproximação com as camadas populares que foi o Teatro de Rua. A partir da utilização da literatura de cordel, o Teatro Livre da Bahia trouxe para os palcos e para as ruas um importante elemento da cultura popular nacional. Amparada em fontes orais, jornais alternativos e os de grande circulação, e ainda cartas pessoais dos atores tracei a trajetória artística e ideológica dos integrantes do grupo, com especial atenção à João Augusto e Bemvindo Sequeira, já que eles foram os principais responsáveis pelo perfil engajado do Teatro Livre da Bahia.Parmi les troupes de théâtre baianais qui adhère aux causes sociales en s’engageant auprès de la lutte pour la démocratie, le Théatre Libre de Bahia est l’un des exemples dans un contexte de regime militaire. Né en 1968, une année emblématique, le groupe a organisé l'une des expériences les plus significatives de l'approche des classes étant le Théâtre de Rue. En utilisant la littérature de cordel le Théâtre Libre de Bahia portait sur la scène et dans la rue un element important de la culture populaire nationale. Soutenue par des sources orales, des journaux alternatifs et des journaux de grande circulation, et encore des lettres personneles des comédiens, on a tracé la trajectoire artistique et idéologique des membres du groupe, avec une attention particulière à João Augusto et Bemvindo Sequeira, car ils étaient les principals responsables pour le profil engagé du Théâtre Libre de Bahia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectThéâtrept_BR
dc.subjectHistoirept_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectDictature militairept_BR
dc.title“Ou a gente confia no povo, ou não há solução”. Teatro livre da Bahia e a cultura popular na década de 1970pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Dissertação Denise Pereira Silva 2012).pdf5,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.