Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11399
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O fantástico em discussão: da tradição teórica às narrativas de Antonio Brasileiro.
Authors: Spinola, Renata de Souza
metadata.dc.creator: Spinola, Renata de Souza
Abstract: Esta dissertação constitui-se numa tentativa de compreender como o conceito de fantástico se difundiu na teoria da literatura e a possibilidade de sua permanência no discurso literário contemporâneo. Para tanto, foi empreendida uma revisão da teoria através da qual esse termo foi divulgado e dos entraves que dela derivam. Ao examinar esse processo, buscou-se identificar que elementos possibilitavam reconhecer um texto como fantástico, os períodos aos quais este tipo de relato esteve associado e as razões pelas quais esse conceito ficou impossibilitado de abranger as narrativas que se desenvolveram no século XX. Dentre essas razões, a maior delas foi atribuída ao surgimento da psicanálise e, por esse motivo, procurou-se observar que tipo de relação a literatura fantástica trava com o discurso psicanalítico. Além disso, buscou-se estabelecer, com base nas teorias revisadas, em novas abordagens teóricas acerca do fantástico e, sobretudo, no próprio discurso da psicanálise, características que pudessem ser identificadas como fantásticas em narrativas contemporâneas, objetivando a reabilitação desse conceito. Para este estudo elegemos as narrativas de Antonio Brasileiro como objeto de abordagem.
Keywords: Fantastic literature
Literatura
Unconsciousness
Brasileiro, Antonio
Literature - history and criticism - theory, etc
Inconsciente
Literatura fantástica
Literatura - história e crítica - teoria, etc
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11399
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Dissertação (PPGLL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata de Souza Spinola.pdf2,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.