Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Maria Carmem Jacob de-
dc.contributor.authorCosta, Fábio Freire da-
dc.creatorCosta, Fábio Freire da-
dc.date.accessioned2013-05-24T13:54:12Z-
dc.date.available2013-05-24T13:54:12Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11298-
dc.description.abstractA presente dissertação objetiva discorrer sobre as funções que a música pop exerce na narrativa de um filme. Afinal, ela opera uma série de papéis no universo cinematográfico, seja na produção de sentido de uma obra ao endereçá-lo a um público específico e que a usa como demarcadora cultural, seja como elemento fundamental para a própria narrativa fílmica, desempenhando ações, caracterizando personagens ou compondo climas. A meta é procurar apontar diferenças entre o uso da música pop e da música incidental de uso mais convencional, destacando questões que são peculiares apenas a primeira (usos culturais, intervenção das letras na narrativa, gêneros musicais etc.). O trabalho apresenta uma discussão do entorno midiático e dos aspectos plásticos que envolvem o uso da música pop no cinema, bem como sobre as funções que ela exerce na narrativa fílmica, levando-se em consideração as propostas estéticas e questões econômicas e técnicas do tipo de filme que serve como recorte para a pesquisa, os chamados “filmes pop”. Ou seja, produções que retratam um cenário contemporâneo, urbano e com temáticas jovens, trazendo narrativas fragmentadas e que primam pelo excesso de elementos, além de articularem a música pop com elementos da cultura pop. A partir da prática recorrente do lançamento de álbuns de trilha sonora e da forma como a música pop é empregada como elemento narrativo e demarcador cultural, a pesquisa propõe uma análise midiática da trilha sonora dos filmes Pulp fiction, Trainspotting, Donnie Darko e 9 canções levando em consideração as funções exercidas, os gêneros musicais e os cenários que essas músicas agregam a essas produções.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBApt_BR
dc.subjectMedia products analysispt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectTrilha sonorapt_BR
dc.subjectMúsica poppt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPop musicpt_BR
dc.subjectSoundtrackpt_BR
dc.titlePoética do pop: a música como recurso narrativo no cinema contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert. Fabio Freire da Costa.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.