Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Itania Maria Mota | - |
dc.contributor.author | Spannenberg, Ana Cristina Menegotto | - |
dc.creator | Spannenberg, Ana Cristina Menegotto | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T13:17:26Z | - |
dc.date.available | 2013-05-24T13:17:26Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11287 | - |
dc.description.abstract | A intenção desta dissertação de mestrado é identificar as estratégias de construção da relação texto/leitor, usando como pressuposto teórico a idéia de que todo texto prevê sua recepção, construindo em si a imagem do seu leitor presumido, apresentada por diversas correntes teóricas, decorrentes de diferentes perspectivas (cf. CHARTIER, 1996; ECO, 1986; HARTLEY, 1982; ISER, 1996, 1999; JAUSS, 1994; MORLEY, 1999; VERON, 1985), e relacionar tais estratégias com as coerções de cada gênero jornalístico. Para a realização da pesquisa foram coletadas e analisadas 20 edições dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo entre os meses de junho a dezembro de 2002, das quais foram selecionadas 28 reportagens e 31 artigos opinativos. Para isso, foram utilizadas as definições que José Marques de Melo (1994) e Luiz Beltrão (1976, 1980) fazem desses dois gêneros. Entre os resultados encontrados, destacamos a utilização das estratégias de dramatização da notícia, humanização do relato e didatização da informação, para os textos do gênero reportagem, e de composição gráfica e organização textual opinativa, para os artigos. Além dessas estratégias, foi possível também perceber a forma como os textos procuram estabelecer o percurso de leitura do receptor. Entre as reportagens isso ocorre através de duas possibilidades de leitura – a leitura integral e a leitura de atenção parcial – e nos artigos, através do posicionamento do leitor – como aprendiz, interlocutor e confidente. Esses resultados pretendem retomar a discussão da recepção como um processo, cujas marcas do leitor previsto pela produção podem ser percebidas no produto, o que torna fundamental uma análise que leve em consideração também essa presença do receptor como estratégia construída. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Reception | pt_BR |
dc.subject | Genres | pt_BR |
dc.subject | Journalism | pt_BR |
dc.subject | Gêneros | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.title | A construção do leitor no jornal impresso:estratégias de construção da recepção dos gêneros artigo opinativo e reportagem nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Cristina Menegotto Spannenberg.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.