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dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorSilva, Katharine Ninive Pinto-
dc.creatorSilva, Katharine Ninive Pinto-
dc.date.accessioned2013-05-17T18:33:21Z-
dc.date.available2013-05-17T18:33:21Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11120-
dc.description.abstractEsta é uma tese de doutorado, construída sob a forma de Pesquisaação, que discute a Formação Continuada realizada em um Programa Municipal de Esporte e Lazer, na cidade do Recife. Ela reflete sobre a importância da educação no e para o tempo livre e o papel fundamental da Formação Continuada construída como espaço de discussão teórica, no sentido da ampliação dos conhecimentos dos sujeitos responsáveis pela intervenção pedagógica junto às comunidades, e como espaço de construção efetiva de um Programa capaz de garantir, democratizar e ampliar o acesso ao esporte e lazer por todos os segmentos da população. A Formação Continuada a que este trabalho se refere, se deu através de um processo coletivo de construção entre os sujeitos que fazem parte do Programa Círculos Populares de Esporte e Lazer, em Reuniões Pedagógicas e Específicas semanais; em Encontros de Formação Continuada anuais e na participação em Seminários e Eventos de caráter científico e/ou político no âmbito da educação e do lazer. Sendo desta forma construído, este modelo de Formação Continuada garantiu que gestores, estagiários, professores e agentes comunitários de esporte e lazer pudessem criar novas possibilidades de trabalho em comunidade com a área de esporte e lazer, que superassem alguns elementos que limitam a atuação, advindos de valores situados na lógica do capital, presentes na experiência empírica e nas experiências de formação (inicial ou continuada) a que estes sujeitos estiveram expostos anteriormente. Isso porque este modelo de Formação Continuada buscou desenvolver, através da garantia da participação de todos, na sua construção contínua, o desenvolvimento de uma ação humana pautada na liberdade de reflexão. Sendo construído desta forma, o processo de Formação Continuada realizado garantiu que além de acesso ao conhecimento, este fosse também um espaço contínuo de avaliação e planejamento das ações, bem como da sistematização destas no sentido de servir como novos elementos para a reflexão dos educadores. A partir desta pesquisa-ação, concluímos que a Formação Continuada é um espaço fundamental para a construção de políticas públicas voltadas para a educação, se esta for construída numa relação coletiva e através de uma atitude de liberdade por todos os sujeitos envolvidos. E este trabalho vem se somar com outros desenvolvidos o Grupo LEPEL/FACED/UFBA ? Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer, da Linha de Pesquisa ? Educação, Cultura Corporal e Lazer do Programa de Pós-graduação da UFBA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUrban communitypt_BR
dc.subjectFree timept_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectContinued formationpt_BR
dc.subjectProfessors of physical educationpt_BR
dc.subjectEducação e estadopt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectComunidade urbanapt_BR
dc.subjectTempo Livrept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectAdministração do Tempopt_BR
dc.subjectRecreationpt_BR
dc.subjectSports and statept_BR
dc.subjectEducation and statept_BR
dc.subjectAdministration of the Timept_BR
dc.titleFormação de trabalhadores em lazer: por uma educação no e para o tempo livrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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