Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorBarbosa, Eliene Maria da Silva-
dc.creatorBarbosa, Eliene Maria da Silva-
dc.date.accessioned2013-05-17T17:06:26Z-
dc.date.available2013-05-17T17:06:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11104-
dc.description129 f.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem do professorpt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectTempos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEspaços de aprendizagempt_BR
dc.subjectModos/formas de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher learningpt_BR
dc.subjectTeacher actionpt_BR
dc.subjectLearning momentpt_BR
dc.subjectLearning spacespt_BR
dc.subjectLearning wayspt_BR
dc.titleAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Eliene Barbosa.pdf969,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.