Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Eliene Maria da Silva | - |
dc.creator | Barbosa, Eliene Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T17:06:26Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17T17:06:26Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11104 | - |
dc.description | 129 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem do professor | pt_BR |
dc.subject | Ação docente | pt_BR |
dc.subject | Tempos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Espaços de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modos/formas de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teacher learning | pt_BR |
dc.subject | Teacher action | pt_BR |
dc.subject | Learning moment | pt_BR |
dc.subject | Learning spaces | pt_BR |
dc.subject | Learning ways | pt_BR |
dc.title | Aprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Eliene Barbosa.pdf | 969,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.