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dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorLima, Iara Maria Campelo-
dc.creatorLima, Iara Maria Campelo-
dc.date.accessioned2013-05-17T14:27:17Z-
dc.date.available2013-05-17T14:27:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11074-
dc.description.abstractEste trabalho revela o florescer do processo inclusivo em formação contínua de professores, na perspectiva de educação inclusiva e foi germinado no espaço experiencial da pesquisaformação, tecendo saberes, dizeres, fazeres, entrelaçando os sentidos e significados das histórias de formação e experiência. A análise deste processo inclusivo em formação revelou a beleza da renda e o sabor do saber tecer a canção do viver vivente, do aprender aprendente vivido sob os acordes da narrativa da ciência. Nesse desafiar-se, a pesquisa-formação trabalhou com um grupo de oito professoras de oito escolas diferentes das redes estadual e municipal, do município de Aracaju, desenvolvendo no seu espaço experiencial o curso “A formação continua de professores na perspectiva inclusiva: a narração, a escuta e a dialogicidade”, caracterizado como curso de extensão, certificado pela Universidade Federal de Sergipe. O movimento do caminhar metodológico da pesquisa-formação desafiou as professoras a refletirem, investigando a complexidade do seu próprio conhecimento e experiência. Nesse sentido, a pesquisa-formação movimentou-se em três teceduras: a narraçãona escuta e compreensão de si; a dialogicidade na multiplicidade de vozes e a escrita narrativa do sentido existencial de ser. Projetar-se nessa perspectiva, implicou a pesquisa-formação caminhar sob os acordes da transdisciplinaridade, no reverso da objetividade que, ao ser instituída como critério de verdade, desconsiderou a subjetividade e deixou à margem na formação de professores, a compreensão do sentido ontológico de ser, que lhe revela e lhe representa, deixando um vazio na articulação da intertextualidade do conhecimento, omitindo, silenciando ou negando a presença que lhe faz presente. Isso exigiu o entrelaçamento dos fundamentos hermenêntico e fenomenológico da pesquisa-formação aos fundamentos da epistemologia do educar, no caminhar de possibilidades, na articulação inter-transdisciplinar. Como resultado da pesquisa, o estudo revelou novos eixos de compreensão e novos processos de formação no movimento de constituição da autonomia, apontando para um processo inclusivo em formação de professores, considerando que as professoras, nesse processo, autorizaram-se a narrar, a refletir a pensar e produzir conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores – formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectComplexidade (filosofia)pt_BR
dc.subjectTeachers – trainingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInter-disciplinary approach of knowledgept_BR
dc.subjectComplexity (philosophy)pt_BR
dc.titleTecendo saberes, dizeres, fazeres em formação contínua de professores: uma perspectiva de educação inclusivapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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