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dc.contributor.advisorGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.authorSouza, Iracema de Jesus-
dc.creatorSouza, Iracema de Jesus-
dc.date.accessioned2013-05-16T19:06:10Z-
dc.date.available2013-05-16T19:06:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11049-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado teve por escopo analisar o desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil. A pesquisa partiu da hipótese de que os professores apresentam fases diferentes nas esferas da prática pedagógica, autonomia e identidade profissional. Perceber as interfaces da profissão docente e como se configura o ofício de ser professor, através de suas contradições, conflitos, tensões e possibilidades, a partir de uma compreensão clara do seu processo é uma das propostas desta pesquisa. Para a realização desta investigação optamos pela pesquisa qualitativa, através do método clínico. Foram entrevistadas cinco professoras que lecionam nos grupos quatro e cinco da Educação Infantil, por meio de seis histórias que retratam o cotidiano escolar de classes pré-escolares nas quais algum fator perturbador (desequilíbrio, segundo Piaget) estava presente. As histórias foram apresentadas às professoras individualmente que deveriam avaliar e julgar as situações a elas apresentadas, oferecendo soluções para os conflitos. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas no momento de análise dos dados. A análise foi elaborada considerando-se critérios do referencial teórico piagetiano, a partir de três contribuições: a abstração reflexionante, a teoria das equilibrações e o desenvolvimento moral. A pesquisa apresenta considerações finais apontando que todos os professores apresentam níveis de desenvolvimento diferentes nas esferas da prática pedagógica, identidade e autonomia profissional e que a proposta de tornar o professor reflexivo requer considerar que os professores apresentam níveis diferenciados de reflexão. Entretanto, é possível promover, através de ambiente favorável, as trocas cooperativas e o desenvolvimento de seus níveis de profissionalização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectNíveis de desenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessionalizationpt_BR
dc.subjectLevels of teacher professional developmentpt_BR
dc.subjectGenetic epistemologypt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleNíveis de desenvolvimento profissional docente: limites e possibilidades de uma leitura piagetianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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