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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorSantos, Glauria Janaina dos-
dc.creatorSantos, Glauria Janaina dos-
dc.date.accessioned2013-05-16T18:45:32Z-
dc.date.available2013-05-16T18:45:32Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11045-
dc.description159 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe em sua natureza polilógica, suscitar à consciência coletiva acadêmica a dimensão emocional como categoria fundante do processo educativo. É passo leve sem grandes pretensões, pois o tema já está sendo discutido nos últimos anos. A proposta que se apresenta de forma mais contundente, é a possibilidade de se pensar a emoção sob um viés que vai além das vias de percepção da emoção como uma categoria que gera o fracasso escolar. Esta perspectiva visa instituir um olhar para a emoção, ou as emoções, fundamentadas no espaço social, que podem ser vistas, criadas e ressignificadas e, sobretudo, se bem desenvolvidas podem criar nos indivíduos um sentimento de pertença e adequação, fundamentais para a sua constituição como partícipe em uma comunidade. A análise da dimensão emocional está fundamentada em um eixo denominado EU-OUTRO-NÓS. Este eixo está embasado pelos estudos de Jiddu Krishnamurti, Humberto Maturana, Edgar Morin e Norbert Elias, que em uma dinâmica dialógica nos orientam à compreensão do mesmo a partir das respectivas categorias - autoconhecimento, aceitação, conexão, distanciamento - dando origem a uma categoria de análise que foi denominada de autoconhecer-aceitar-conectar-distanciar. A pesquisa tem cunho qualitativo e está dividida em duas etapas, sendo a primeira de base bibliográfica e a segunda de compreensão em campo com os indivíduos escolhidos para a análise. Foram utilizados como instrumentos da coleta de dados a entrevista semi-estruturada e as histórias de vida. A análise tomou como suporte metodológico as concepções da multirreferencialidade e da epistemologia da complexidade e analisou, sob essa perspectiva, a Educação de Jovens e Adultos, considerando ser esse um grupo ainda pouco valorizado e, constantemente, alijado do processo de construção do conhecimento fundamentado em teorias que valorizem o modo peculiar de serem educados, tendo em vista que são indivíduos que trazem consigo, para dentro do ambiente escolar, uma bagagem de experiências e vivências tanto pessoais quanto profissionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectDimensão emocionalpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectÉmotionspt_BR
dc.subjectÉducation de jeunes et d‟pt_BR
dc.subjectÉducation professionnellept_BR
dc.subjectAdultespt_BR
dc.subjectDimension émotionnellept_BR
dc.titlePedagogia das emoções: uma compreensão da dimensão emocional na educação profissional de jovens e adultos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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