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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Ângela Maria Freire de Lima e-
dc.contributor.authorPinho, Maria José Souza-
dc.creatorPinho, Maria José Souza-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:43:35Z-
dc.date.available2013-05-16T17:43:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10997-
dc.description.abstractEste estudo, fundamentado nas premissas teóricas dos Estudos de Gênero e Feministas,objetivou a análise dos livros didáticos de Biologia, dentre aqueles indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - PNLEM distribuídos no ano de 2007 para todas as escolas da rede pública brasileira, bem como dos discursos dos professores e das professoras de biologia durante sua prática pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo, também incluiu dados quantitativos por se entender que as duas abordagens se adequavam à elucidação das questões propostas e objetivos formulados. O estudo se ancora no campo das epistemologias feministas. Para a análise de dados, foram utilizados elementos da análise do discurso, teoria que avalia as estratégias discursivas que legitimam as hierarquias, naturalizam a exclusão e disseminam ideologias. O campo empírico, no que diz respeito aos livros analisados, foi composto de cinco obras, contabilizando onze volumes, a saber: duas obras de volume único e três coleções de três volumes, selecionadas por serem as coleções mais utilizadas nas escolas de Salvador e cinco docentes da rede estadual de Salvador/BA, que adotaram os respectivos livros didáticos em suas unidades escolares. Os docentes sujeitos da pesquisa pertencem à Rede Pública de Ensino Médio da Cidade de Salvador. Os resultados revelam como estereótipos e assimetrias do gênero estão expressos nos livros didáticos analisados, reconhecendo-se que eles constituem instrumento de apoio para professores e professoras e seus textos produzem significados e sentidos. Além disso, o discurso dos docentes contribui para a formação da identidade de gênero de seus/suas discentes, por reproduzir, por meio da linguagem, sentidos que reiteram a hegemonia masculina e androcêntrica. Os resultados da pesquisa de campo confrontados com o referencial teórico fornecem elementos que sugerem a marca de gênero nos livros didáticos e no discurso docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeacher’s speechpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectDiscurso docentept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSchool bookpt_BR
dc.titleGênero em biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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