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dc.contributor.advisorHerrera, Antonia Torreão-
dc.contributor.authorRocha, Iraci Simões da-
dc.creatorRocha, Iraci Simões da-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:14:14Z-
dc.date.available2013-05-16T17:14:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10968-
dc.description304f.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese é investigar os modos e razões de permanência e de deslocamentos do nome do intelectual Euclides da Cunha, na cultura brasileira, particularmente na Bahia. Recorta-se a temática, analisando-se dois movimentos: a consagração do escritor e de sua obra, mantidos como objetos de culto em determinados espaços (permanência) e a revisão histórica da questão Canudos, a partir de fontes nãoeuclidianas, com a conseqüente problematização de noções arraigadas na cultura, relacionadas aos processos de representação e de constituição da identidade do autor de Os sertões (deslocamentos). Analisam-se textos de Euclides, com destaque para trechos de Os sertões, textos críticos do início do século XX, textos biográficos e históricos sobre o escritor e ainda textos que fazem a revisão dos fatos da guerra. Para a coleta de dados, aos procedimentos de leitura e análise dos textos de e sobre Euclides, incluiu-se a observação direta de eventos culturais relacionados ao euclidianismo e ao conselheirismo. Além disso, foram entrevistados intelectuais envolvidos com a pesquisa de temática canudiana-euclidiana-conselheirista. Os dados encontrados foram interpretados, considerando-se aspectos da análise qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que as imagens identitárias com as quais Euclides passa à posteridade foram inicialmente construídas pela crítica, pelos jornais e pelos biógrafos. Por um lado, tais imagens seriam oportunamente apropriadas pelo Movimento Euclidiano, ainda hoje resistente em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Por outro lado, na Bahia, o nome de Euclides da Cunha estaria mais ligado a homenagens oficiais, embora sua obra permaneça como ícone canônico cultural. Os pesquisadores da temática canudiana, notadamente aqueles mais afinados com o conselheirismo, mostraram-se empenhados na recuperação histórica dos fatos da guerra para a positivação das imagens dos mártires de Canudos. Procedimentos análogos foram utilizados tanto no processo de construção do “fenômeno” Euclides da Cunha quanto na positivação das imagens dos seguidores de Antônio Conselheiro. Observou-se que o movimento cultural baiano, que pesquisa a temática Canudos e atua a partir da década de 1980, apresenta-se mobilizado em torno do conselheirismo, como vertente de estudos. Assim, o nome de Euclides da Cunha se desloca da posição privilegiada de veiculador de “voz autorizada” sobre a guerra de 1897, apesar de sua obra ainda se manter como uma grande referência; nos espaços conselheiristas, o foco de interesse recai nas histórias dos vencidos da guerra que abalou o Brasil, no final do século XIX.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBApt_BR
dc.subjectEuclides da Cunhapt_BR
dc.subjectRepresentação do intelectualpt_BR
dc.subjectCanudospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEuclidianismopt_BR
dc.subjectConselheirismopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectCrítica biográficapt_BR
dc.subjectCrítica culturalpt_BR
dc.subjectIntellectual´s representationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject“Euclidianismo”pt_BR
dc.subject“Conselheirismo”pt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectBiographical criticismpt_BR
dc.subjectCultural criticismpt_BR
dc.titleImagens do intelectual Euclides da Cunha: permanência e deslocamentospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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