Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPena, Paulo Gilvane Lopes-
dc.contributor.authorGuena, Renata Mallet-
dc.creatorGuena, Renata Mallet-
dc.date.accessioned2013-05-13T13:44:52Z-
dc.date.available2013-05-13T13:44:52Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10901-
dc.descriptionp. 1-126pt_BR
dc.description.abstractDentre as doenças relacionadas ao trabalho de telemarketing está a disfonia. A disfonia surge em um contexto de uso da voz em condições inadequadas, marcadas pelo rígido controle de tempo e conteúdo, exigência de produtividade, excessivo ritmo de trabalho e alta demanda vocal. A organização taylorista do trabalho de telemarketing reflete na saúde vocal do trabalhador, em outras palavras, o resultado do uso precarizado da voz como instrumento de trabalho é a disfonia. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os significados da disfonia para os operadores de telemarketing. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, combinando entrevista com operadores com presença ou queixa de disfonia e a observação do ambiente de trabalho. As informações foram analisadas seguindo a técnica de análise do conteúdo. Os operadores abordaram temas sobre a relação entre a organização do trabalho e a disfonia, as dificuldades na realização da atividade com a voz disfônica, as estratégias de resistência desenvolvidas pelos trabalhadores, a negação e a punição da disfonia no telemarketing, as prescrições normativas de prevenção à disfonia, práticas de saúde vocal próprias da classe e a padronização da voz do trabalhador. A disfonia assume sentido de sofrimento e exclusão de trabalho numa lógica de produção na qual a voz do trabalhador precisa se adaptar às exigências de produtividade e de acumulação do capital e se transformar em voz da empresa.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectSaude publicapt_BR
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectDysphoniapt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectHealth and workpt_BR
dc.titleDando voz ao trabalhador: os significados da disfonia para os operadores de telemarketing.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5555555555555.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.