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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorRivas, Selena Castelão-
dc.creatorRivas, Selena Castelão-
dc.date.accessioned2013-05-11T15:25:20Z-
dc.date.available2013-05-11T15:25:20Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10866-
dc.description285f.pt_BR
dc.description.abstractO estudo da gestão da educação escolar no cenário municipal é a moldura deste trabalho de doutorado. Objetivou-se, nesse sentido, investigar como questão geral as contribuições das práticas cotidianas de coordenadores pedagógicos itinerantes lotados nas secretarias municipais de educação em dois municípios da região Litoral Norte no Estado da Bahia para a educação da educação. Nesta pesquisa são apresentadas as similaridades, peculiaridades e o significado desses diferentes contextos. Analisa-se teoricamente os conceitos de educação escolar e gestão da educação no contexto municipal, situando as implicações da gestão democrática, o espaço gestor e as responsabilidades das secretarias municipais de educação e seus agentes. Faz-se uma retrospectiva histórico-conceitual da coordenação pedagógica no Brasil e na Bahia, situando a formação inicial do coordenador pedagógico no curso de Pedagogia. Procura-se conhecer através da pesquisa documental o estilo de gestão assumido pelos gestores de ambos os municípios e discute-se através da investigação empírica o cotidiano dos desses coordenadores pedagógicos, considerando suas atribuições, limitações, possibilidades e desafios encontrados no exercício profissional. Por fim, sistematiza-se as contribuições teóricas e práticas da investigação de maneira que permitam aos municípios uma reflexão do trabalho desenvolvido, assumindo a pertinência da existência e atuação de gestores pedagógicos comprometidos com a coletividade. Trata-se metodologicamente de um estudo multicaso. As evidências do trabalho foram coletadas a partir da análise documental, da observação direta, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas. A investigação explicita a existência de uma prática coordenadora com ritmos diferenciados em cada espaço e a necessidade urgente dos municípios modificarem a configuração de coordenação pedagógica itinerante para a presença fixa desses agentes no interior das escolas. O estudo aponta também para a importância de existirem secretarias municipais de educação comprometidas com a concepção democráticoparticipativa de gestão municipal. Nesse sentido, os coordenadores pedagógicos podem ser agentes significativos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão municipalpt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectPedagogical supervisionpt_BR
dc.subjectSchool educationpt_BR
dc.subjectMunicipal administrationpt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica itinerante: o cotidiano em duas gestões municipaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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