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dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorCruz, Maria de Fátima Berenice da-
dc.creatorCruz, Maria de Fátima Berenice da-
dc.date.accessioned2013-05-11T00:35:45Z-
dc.date.available2013-05-11T00:35:45Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10844-
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre uma experiência de prática pedagógica realizada com vinte e cinco alunos da Escola Professora Adalgisa Santos na cidade de Alagoinhas, utilizando o texto literário na Educação de Jovens e Adultos e questiona o modo de apropriação da leitura literária por esse público da escola noturna, visando a criação de propostas didáticometodológicas para formação do sujeito leitor em língua portuguesa. Para isso, o texto defende a inserção da leitura literária nas classes de Educação de jovens e adultos, salientando que essa pode ser uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem do texto literário escolarizado. Partindo deste princípio a discussão se volta para a viabilidade da leitura literária na escola brasileira, como instrumento básico que lastreia o processo de humanização do homem a partir do diálogo que a escola possa estabelecer com os saberes construídos por esses aprendizes nos seus contextos de vida e formação. Dois objetivos serviram de ponto de partida para a produção deste trabalho: o primeiro, de cunho amplo, foi observar como os alunos da educação de jovens e adultos se apropriavam do texto literário a partir de vivências literárias e, a partir daí elaborar uma abordagem conceitual que pudesse oferecer subsídios aos interessados na leitura e na formação de leitores. O segundo objetivo, mais específico, e decorrente do primeiro foi criar uma proposta de atividades literárias para classes de EJA, envolvendo os mais variados textos literários, visando o aprimoramento da própria capacidade de leitura dos estudantes da Educação de jovens e adultos. Para consecução desses objetivos tomamos como dimensão metodológica a observação participante na medida em que me pus a olhar, ouvir, interpretar e compreender a realidade da turma que escolhi para desenvolver a experiência. Dessa forma, realizamos uma pesquisa etnográfica de natureza qualitativa de inspiração fenomenológica com recurso hermenêutico, desenvolvida a partir da prática do trabalho de campo. Ao tentar penetrar em formas de vida plurais, este estudo analisou os processos de construção e fomento à leitura na educação de jovens e adultos, tomando como base teórica o sóciointeracionismo de Mikhail Bakhtin, a noção de inacabamento do sujeito postulada por Paulo Freire e o conceito de desejo engendrado por Jacques Lacan. Por isso, este texto se caracteriza como o lugar de resultados, pois se apresenta como a efetivação da pesquisa a partir da elaboração da proposta de vivências literárias para as classes de Educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeachpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMemórias de leituras literárias de jovens e adultos Alagoinhenses.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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