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dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorGomes, Marcos Cezar Santos-
dc.creatorGomes, Marcos Cezar Santos-
dc.date.accessioned2013-05-10T20:45:00Z-
dc.date.available2013-05-10T20:45:00Z-
dc.date.issued2013-05-10-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10827-
dc.description97 f.pt_BR
dc.description.abstractPropor reflexões sobre as contribuições que a concepção dialógica em atuação no aprendizado da capoeira pode trazer para a área da Dança é o tema desta pesquisa. Correlacionar saberes da capoeira ao aprendizado da dança contemporânea poderá beneficiar dançarinos de todos os níveis, pois esta possui um rico potencial coreográfico, com amplas possibilidades para a improvisação e atitudes criativas às situações tanto do seu próprio fazer, bem como da dança. Essa iniciativa contribui para apresentar mais trabalhos escritos e publicados nesse assunto, ainda em falta. O aporte teórico utilizado possibilita refletir acerca da necessidade de abarcar novos paradigmas metodológicos, para assim abordar outros procedimentos, a fim de construir uma relação igualitária entre a pessoa que ensina e a pessoa que aprende. A iniciativa pedagógica libertadora/progressista (FREIRE, 2012), a emancipação intelectual (RANCIÈRE, 2010) e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2007), são temas chave para se pensar a capoeira no ambiente da dança como ação emancipatória. A pesquisa divide-se em quatro capítulos subdivididos em: Introdução; capoeira e emancipação - implicações em dança; esfera do corpo, conceituada pela cinesfera (LABAN, 1978, 1990) por ser nuclear para o que se denomina de um espaço corporal emancipado e, as experiências do pesquisador com dançarinos e capoeiristas em instituições públicas e particulares de ensino. As referências são autores que propõem uma urgente quebra dos paradigmas dominantes nas relações interpessoais, seja no ambiente social, artístico e/ou educacional. Os resultados apontam que é preciso e possível criar estratégias com o intuito de provocar a reflexão, otimizar a crítica e possibilitar a autonomia. A metodologia utilizada foi qualitativa bibliográfica, a qual permitiu utilizar as informações extraídas de livros e artigos de periódicos, assim como de outros materiais disponíveis (SILVA, 2001).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeira emancipatóriapt_BR
dc.subjectEnsino da dançapt_BR
dc.subjectSaberes de mestrespt_BR
dc.subjectEspacialidade da cinesferapt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleCapoeira emancipatória no ensino da dança : uma proposta emergente dos saberes de mestres na espacialidade da cinesferapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Escola de Dança. Salvador-Ba, 2013.pt_BR
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