Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luciana Xavier-
dc.creatorOliveira, Luciana Xavier-
dc.date.accessioned2011-04-20T13:29:24Z-
dc.date.available2011-04-20T13:29:24Z-
dc.date.issued2011-04-20T13:29:24Z-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1076-
dc.description.abstractO objetivo da presente dissertação é compreender, panoramicamente, as gramáticas do gênero do samba-rock, a partir do mapeamento das condições de emergência do gênero, levando-se em consideração também suas dinâmicas de produção de sentido. Para isso, é aplicada a metodologia de análise midiática desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Mídia e Música Popular Massiva, articulada às noções de gênero musical, música popular massiva e canção para o exame de quatro álbuns de autoria do cantor e compositor Jorge Ben Jor, um dos maiores representantes do gênero. As análises também são fundamentadas pela investigação da presença de marcas estilísticas e identitárias, mobilizadas como estratégias de endereçamento, ao lado das condições de produção, circulação e reconhecimento inerentes aos produtos selecionados. A abordagem da identidade se dá a partir das transformações na música popular massiva, e das tensões geradas mediante a apropriação local de expressões musicais globais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica Popular Massivapt_BR
dc.subjectJorge Ben Jorpt_BR
dc.subjectSamba-Rockpt_BR
dc.subjectGênero musicalpt_BR
dc.subjectMúsica Popular Brasileirapt_BR
dc.subjectMúsica Negrapt_BR
dc.titleO Swing do Samba: uma compreensão do gênero do Samba-Rock a partir da obra de Jorge Ben Jorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.