Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPregnolatto, Yukimi Horigoshi-
dc.contributor.authorSilva, José Luis de Paula Barros-
dc.creatorSilva, José Luis de Paula Barros-
dc.date.accessioned2013-05-09T17:07:52Z-
dc.date.available2013-05-09T17:07:52Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10684-
dc.description210f.pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem da termodinâmica, nos diversos níveis de ensino, é um pro-blema que tem sido objeto de estudo em todo o mundo. Embora a aprendizagem se-ja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar-lhes a captação dos significados a aprender através do ensino que pratica. Com o propósito de reduzir as dificuldades de aprendizagem de alunos uni-versitários dos cursos de formação de profissionais da Química, formulamos uma proposta de ensino da termodinâmica básica, fundamentada na teoria da aprendiza-gem significativa e no modelo de ensino de Gowin. A proposta foi experimentada em condições reais de sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que o ensino facilitou a aprendizagem sig-nificativa da termodinâmica. Especificamente, os alunos manifestaram mudanças em relação à compreensão da energia, considerando-a como o conceito mais geral da termodinâmica, possuindo características de armazenagem, transferência e multi-formidade. Estabeleceram os conceitos de energia interna, calor e trabalho como formas de energia, diferenciando-os progressivamente em energia armazenada nos sistemas (energia interna) e em formas de transferir energia (calor e trabalho). Os alunos desenvolveram a capacidade de discutir os processos termodinâ-micos tanto de maneira qualitativa, quanto matemática. Desse modo, aprenderam a resolver problemas explicando claramente o raciocínio empregado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Física da UFBApt_BR
dc.subjectEnsino de termodinâmicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm ensino facilitador da aprendizagem significativa da termo-dinâmica básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGFIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Jose Luis1.pdfParte 11,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissert_Jose Luis2.pdfParte 22,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.