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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10595
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Florentina da Silva | - |
dc.contributor.author | Sant'Anna, Caroline Vieira | - |
dc.creator | Sant'Anna, Caroline Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-08T18:42:01Z | - |
dc.date.available | 2013-05-08T18:42:01Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10595 | - |
dc.description | 152f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma leitura das séries fotográficas Máscaras de Punição (2003), Boa Aparência (2005) e Arturos (1994), do fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, cuja obra se expressa dentro do conceito contemporâneo de Fotografia Expandida para tratar do tema da identidade étnico-racial e cultural do negro no Brasil, numa relação direta com o seu passado escravista. Como ponto de partida, configuramos a expansão fotográfica brasileira, tomando como marco a década de 60, momento de efervescência cultural e política no país, até o início da década de 2000, época em que a fotografia mostra a explícita interferência da tecnologia digital e de outras mídias e meios artísticos, delineando-se como uma imagem pósfotográfica. No percurso traçado por este breve panorama, buscamos apresentar nomes e imagens de fotógrafos que se inscrevem nas vertentes da nova fotografia documental e da fotografia expandida, cujas representações fotográficas dialogam com a temática acima referida, aqui articulada com as novas discussões sobre etnias e identidades. O contra-discurso de Eustáquio Neves, situado dentro desse panorama, problematiza questões étnico-raciais e culturais, tais como a discriminação racial, a esterotipização e o preconceito que selaram, desde a escravidão, as relações raciais no Brasil, além de reafirmar a herança negra, ressaltando sua tradição e religiosidade a partir de um fazer fotográfico construído dentro do laboratório. Seu trabalho, sintonizado com os movimentos visuais contemporâneos interrompe um sistema que ainda representa o negro nos lugares sociais definidos e préestabelecidos, produzindo em contrapartida um discurso de resistência, a partir de um lugar de fala marcado pela sua ascendência negra. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Etnicidade | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Ethnics | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.title | A fotografia contemporânea no Brasil: uma leitura da identidade étnico-racial brasileira em Eustáquio Neves | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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dissertacao Caroline Sant'anna.pdf | 4,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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