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dc.contributor.advisorSouza, Florentina da Silva-
dc.contributor.authorSant'Anna, Caroline Vieira-
dc.creatorSant'Anna, Caroline Vieira-
dc.date.accessioned2013-05-08T18:42:01Z-
dc.date.available2013-05-08T18:42:01Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10595-
dc.description152f.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma leitura das séries fotográficas Máscaras de Punição (2003), Boa Aparência (2005) e Arturos (1994), do fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, cuja obra se expressa dentro do conceito contemporâneo de Fotografia Expandida para tratar do tema da identidade étnico-racial e cultural do negro no Brasil, numa relação direta com o seu passado escravista. Como ponto de partida, configuramos a expansão fotográfica brasileira, tomando como marco a década de 60, momento de efervescência cultural e política no país, até o início da década de 2000, época em que a fotografia mostra a explícita interferência da tecnologia digital e de outras mídias e meios artísticos, delineando-se como uma imagem pósfotográfica. No percurso traçado por este breve panorama, buscamos apresentar nomes e imagens de fotógrafos que se inscrevem nas vertentes da nova fotografia documental e da fotografia expandida, cujas representações fotográficas dialogam com a temática acima referida, aqui articulada com as novas discussões sobre etnias e identidades. O contra-discurso de Eustáquio Neves, situado dentro desse panorama, problematiza questões étnico-raciais e culturais, tais como a discriminação racial, a esterotipização e o preconceito que selaram, desde a escravidão, as relações raciais no Brasil, além de reafirmar a herança negra, ressaltando sua tradição e religiosidade a partir de um fazer fotográfico construído dentro do laboratório. Seu trabalho, sintonizado com os movimentos visuais contemporâneos interrompe um sistema que ainda representa o negro nos lugares sociais definidos e préestabelecidos, produzindo em contrapartida um discurso de resistência, a partir de um lugar de fala marcado pela sua ascendência negra.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBApt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEtnicidadept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEthnicspt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleA fotografia contemporânea no Brasil: uma leitura da identidade étnico-racial brasileira em Eustáquio Nevespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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