Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.authorOliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.creatorOliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.date.accessioned2013-05-08T11:45:14Z-
dc.date.available2013-05-08T11:45:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10509-
dc.description280f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de jovens de um bairro popular de Salvador que buscou compreender os potenciais emancipatórios que a atividade do Teatro-Educação poderia propiciar aos participantes. Atrelado a essa perspectiva buscou-se a elaboração de uma metodologia de ensino do teatro, a partir de jogos teatrais, da história de vida de cada aluno, da utilização de peças teatrais — que no caso específico desse estudo foram as peças didáticas de Bertolt Brecht —, e de técnicas de interpretação, que possibilitasse um processo de conscientização, um aperfeiçoamento técnico na arte de interpretar e a criação de textos teatrais referenciados na vivência dos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica centrada na teoria do teatro pobre, de Jerzy Grotowski; no teatro da crueldade, de Antonin Artaud; na realidade da cena com comportamentos inspirados na vida real, de Constantin Stanislavski. Também foram abordadas teorias de autores que têm proximidade com as pedagogias críticas e libertárias. A pesquisa resultou num espetáculo com os jovens participantes, aliando a experiência de vida de cada um a técnicas teatrais, resultando daí sujeitos mais críticos, com maior autonomia e uma interação com a realidade mais refinada, para composição de espetáculos cuja comunicação com o público seja eficaz e demonstre apuro técnico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPeça didáticapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTeatro-educaçãopt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectTheater-educationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectEducational playpt_BR
dc.titleA criação de textos teatrais a partir de jogos e das peças didáticas de Bertolt Brechtpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Urania Oliveira.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.