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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Hoisel, Evelina de Carvalho Sá | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Igor Nunes Dourado de | - |
dc.creator | Carvalho, Igor Nunes Dourado de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-07T17:05:39Z | - |
dc.date.available | 2013-05-07T17:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-07 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10484 | - |
dc.description | 62 f.(Introdução) | pt_BR |
dc.description.abstract | A produção acadêmica de Cleise Mendes propõe uma releitura do conceito de catarse, especialmente quanto ao efeito da comédia. Partindo de expressivas referências teóricas, como Henri Bergson e Bertolt Brecht a proposta de Mendes é investigar a possibilidade de o gênero dramático ser mobilizador da integralidade do sujeito: razão e emoção, independentemente da modalidade de representação literária. Após a compreensão das concepções de catarse de Mendes, proponho uma leitura dialógica com sua própria produção ficcional dramática: a comédia Marmelada: uma comédia caseira e o drama Noivas. Suspeito, que uma melhor leitura das teorias de Mendes não decorre apenas dos textos acadêmicos, mas também que sua própria ficção pode dar pistas, suplementar o entendimento da catarse. Deste modo, a pesquisa ora apresentada tem o objetivo de confrontar e analisar conexões possíveis entre a teoria e dramaturgia de Cleise Mendes, sendo possível visualizar e compreender contaminações entre as instâncias de fala assumidas pela teórica. Com esta investigação, não pretendo defender que a ficção serve aos ideais teóricos, mas que a construção teórica de Mendes possibilita uma metodologia de leitura convergente e integrativa com a própria ficção. Portanto, este trabalho é a construção de uma leitura possível da ficção de Mendes, articulada e em diálogo com a produção teórico-acadêmcia da própria dramaturga. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Catarse | pt_BR |
dc.subject | Cleise Furtado Mendes | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Teatro (Literatura) | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | As ideias de catarse na produção de Cleise Mendes. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Igor Nunes Dourado de Carvalho - Pré-Textuais.pdf | Parte inicial | 15,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Igor Nunes Dourado de Carvalho - Ficha Catalográfica.pdf | Parte inicial | 15,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Igor Nunes Dourado de Carvalho - Introdução.pdf | Parte principal | 344,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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