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dc.contributor.advisorFreitas, Kátia Siqueira de-
dc.contributor.authorFerreira, Sônia Maria Moraes-
dc.creatorFerreira, Sônia Maria Moraes-
dc.date.accessioned2013-05-07T16:37:38Z-
dc.date.available2013-05-07T16:37:38Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10477-
dc.description356f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou o impacto do Programa "Educar para Vencer" com relação ao desempenho de dirigentes portadores de certificação ocupacional na escola pública baiana. O objeto deste estudo contemplou a prática dos dirigentes "certificados" e não "certificados" em duas escolas de médio porte da rede estadual, localizadas na periferia do Salvador, que oferecem o ensino fundamental de 1ª à 4 série. A pesquisa ocorreu entre 1999 e 2002. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter quali-quantitativo, que contribuiu para a compreensão aprofundada do objeto de estudo. Foram realizadas análise documental, observações de campo no cotidiano escolar, aplicação de questionários e entrevistas com uma amostra composta por sujeitos das comunidades escolar e local. Os resultados indicaram que a certificação ocupacional obteve pouco impacto nos índices de rendimento escolar; o desempenho dos dirigentes trouxe melhorias nos resultados administrativos, basicamente, isto porque a dimensão pedagógica está suscetível a variáveis do contexto social, político e econômico; o modelo esperado para o dirigente advém de uma bagagem cultural acumulada, experiência vivencial na escola, abertura para as mudanças, participação em redes de atuação nas comunidades e no fortalecimento e implementação das políticas de sucesso da escola. As análises evidenciaram, dentro do processo de democratização, um período de transição na forma de gerir a escola pública democrática e participativa com base em objetivos acordados no "Contrato Gestor". O desempenho dos dirigentes "certificados" provocou uma mudança no clima organizacional. Eles têm demonstrado mais autoconfiança no desempenho de suas funções, na validação da sua permanência no cargo e mais vontade de continuar estudando para se manterem atualizados e aptos a enfrentar mudanças no cotidiano escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectDirigentespt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolitiques publiques et leadershippt_BR
dc.subjectClimat organisationnelpt_BR
dc.subjectAdministrateurs scolairespt_BR
dc.subjectGestion scolairept_BR
dc.titleO impacto do programa "educar para vencer" no desempenho de dirigentes na escola pública baiana: estudo de caso sobre avanços e possibilidades.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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