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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Freitas, Kátia Siqueira de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Sônia Maria Moraes | - |
dc.creator | Ferreira, Sônia Maria Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-07T16:37:38Z | - |
dc.date.available | 2013-05-07T16:37:38Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10477 | - |
dc.description | 356f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou o impacto do Programa "Educar para Vencer" com relação ao desempenho de dirigentes portadores de certificação ocupacional na escola pública baiana. O objeto deste estudo contemplou a prática dos dirigentes "certificados" e não "certificados" em duas escolas de médio porte da rede estadual, localizadas na periferia do Salvador, que oferecem o ensino fundamental de 1ª à 4 série. A pesquisa ocorreu entre 1999 e 2002. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter quali-quantitativo, que contribuiu para a compreensão aprofundada do objeto de estudo. Foram realizadas análise documental, observações de campo no cotidiano escolar, aplicação de questionários e entrevistas com uma amostra composta por sujeitos das comunidades escolar e local. Os resultados indicaram que a certificação ocupacional obteve pouco impacto nos índices de rendimento escolar; o desempenho dos dirigentes trouxe melhorias nos resultados administrativos, basicamente, isto porque a dimensão pedagógica está suscetível a variáveis do contexto social, político e econômico; o modelo esperado para o dirigente advém de uma bagagem cultural acumulada, experiência vivencial na escola, abertura para as mudanças, participação em redes de atuação nas comunidades e no fortalecimento e implementação das políticas de sucesso da escola. As análises evidenciaram, dentro do processo de democratização, um período de transição na forma de gerir a escola pública democrática e participativa com base em objetivos acordados no "Contrato Gestor". O desempenho dos dirigentes "certificados" provocou uma mudança no clima organizacional. Eles têm demonstrado mais autoconfiança no desempenho de suas funções, na validação da sua permanência no cargo e mais vontade de continuar estudando para se manterem atualizados e aptos a enfrentar mudanças no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Dirigentes | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Clima organizacional | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Politiques publiques et leadership | pt_BR |
dc.subject | Climat organisationnel | pt_BR |
dc.subject | Administrateurs scolaires | pt_BR |
dc.subject | Gestion scolaire | pt_BR |
dc.title | O impacto do programa "educar para vencer" no desempenho de dirigentes na escola pública baiana: estudo de caso sobre avanços e possibilidades. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_ Sonia Ferreira.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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