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dc.contributor.advisorCunha, Maria Couto-
dc.contributor.authorBarreto, Sonia Silva-
dc.creatorBarreto, Sonia Silva-
dc.date.accessioned2013-05-07T16:33:05Z-
dc.date.available2013-05-07T16:33:05Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10476-
dc.description196f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de investigar os novos padrões de gestão e organização do trabalho, introduzidos pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe no Governo de João Alves Filho (2003 a 2006), e seus efeitos sobre o trabalho dos profissionais da educação (professores e pedagogos que exercem a função técnico-pedagógica). O problema central da investigação é identificar como a gestão se insere no contexto da relação entre capital e trabalho, seu conteúdo político-filosófico, bem como as contradições que se manifestaram no curso de sua implementação. É um estudo de caso que procura estabelecer articulações que permitam explicar os nexos entre as políticas de gestão e o movimento global do capital em sua relação de contradição com o trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário aplicado aos técnicos do Departamento de Educação (DED) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O resultado da pesquisa demonstrou que a gestão, inspirada nos princípios empresariais, aprofundou a crise da rede pública estadual de ensino, potencializou a precarização do trabalho dos técnicos, transferiu a gestão educacional para as empresas privadas movidas pelos princípios da eficiência, da descentralização e da flexibilidade, disseminou a cultura gerencial e conduziu a educação básica para além dos interesses pertinentes à educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFBApt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectRelação capital/trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho dos profissionais da educaçãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectCapital/labor relationpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectEducational workerspt_BR
dc.titleA reforma educacional e seus efeitos sobre o trabalho dos profissionais da educação: a gestão no centro da contradiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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