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dc.contributor.advisorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorMacías, Guillermo Raúl-
dc.creatorMacías, Guillermo Raúl-
dc.date.accessioned2013-05-04T16:53:17Z-
dc.date.available2013-05-04T16:53:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10290-
dc.descriptionp. 1-184pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar o perfil sócio-demográfico dos óbitos por Acidentes de Trânsito (AT) de residentes no Município de Lanús (Província de Buenos Aires, Argentina) entre os anos 1998 e 2004. Material e Método: se realizou um estudo epidemiológico descritivo, utilizando dados oficiais de mortalidade da Argentina. Foram estudados os óbitos por AT segundo residência e ocorrência, codificados pela CID-10. As variáveis analisadas foram idade, sexo, nível educativo e condição de atividade. Foram utilizados dados econômicos para avaliar e comparar Lanús com os outros Municípios do Gran Buenos Aires, em termos dos coeficientes de mortalidade por AT. Foram realizadas análises uni e bivariadas, e calculada a Mortalidade Proporcional (MP) e a Razão de Mortalidade Proporcional (RMP). Realizou-se georreferenciamento dos óbitos segundo local de residência e de ocorrência da morte para avaliar a distribuição geográfica. Resultados: O perfil epidemiológico é composto principalmente por homens entre 20 e 29 anos, indivíduos com nível educativo primário completo (ou secundário incompleto) e que trabalhavam. Mais da metade deles era ocupante de veículo. O risco dos homens foi quase 3,5 vezes maior que as mulheres e, entre eles, os mais idosos apresentam as maiores incidências. Os analfabetos ou aqueles com formação primária incompleta possuem risco baixo, quase igual as das pessoas com nível educativo superior. A MP em Lanús é menor quando comparada com os Municípios do Gran Buenos Aires. Lanús aparece junto aos municípios que apresentam alta atividade comercial e menores taxas de óbitos. A respeito da georreferência, os achados mostram que os AT atingem mais a população que mora em locais com piores condições socioeconômicas. Conclusões: O município de Lanús apresenta um perfil de mortalidade por AT semelhante ao dos países desenvolvidos. A combinação de técnicas se apresenta como uma alternativa interessante para trabalhar com dados secundários, em pequenas áreas e com números pequenos. Esta pesquisa fornece aportes para a intervenção sobre os problemas ligados aos AT no nível individual e local. Destaca-se a necessidade de contar com estudos mais abrangentes, abordando o problema desde outros enfoques metodológicos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de pós-graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.subjectAccident Preventionpt_BR
dc.subjectMortality ratept_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectCoeficiente de mortalidadept_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.titleA complexidade da situação epidemiológica dos acidentes de trânsitopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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