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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tenório, Robinson Moreira | - |
dc.contributor.advisor | Lopes, Uaçaí de Magalhães | - |
dc.contributor.author | Silva, Jacqueline dos Santos | - |
dc.creator | Silva, Jacqueline dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T19:07:24Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T19:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10269 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é investigar quais as implicações da avaliação institucional na esfera administrativa da gestão na Universidade Federal da Bahia a partir do Relatório de Auto-avaliação Institucional da UFBA – 2002/2005. A generalização das instituições de educação superior, as transformações sociais provocadas pelo processo de globalização da economia mundial e a mudança no modelo administrativo vigente (burocrática e autocrática) para outro democrático, flexível e participativo justificam o desenvolvimento deste estudo. Aborda a temática da avaliação da educação superior, trazendo conceitos de avaliação e avaliação institucional, o histórico da avaliação institucional no Brasil, além de apresentar as diretrizes para a avaliação superior no país, na atualidade. Aborda, ainda, as relações entre os termos gestão e administração e a vinculação entre a gestão e a avaliação institucional para o processo de tomada de decisão em todos os setores de uma instituição, principalmente nas questões de cunho administrativo. Discutem-se algumas experiências de auto-avaliação em universidades públicas brasileiras e, principalmente na UFBA, onde se dá a investigação. A pesquisa desenvolveu-se no âmbito dos órgãos da administração central e unidades de ensino da Universidade Federal da Bahia, na perspectiva metodológica quali- quantitativa. Procurou-se atingir o objetivo da pesquisa realizando entrevistas com os gestores principais e aplicação de questionários aos professores em cargos administrativos e funcionários chefes de setores dos órgãos e unidades investigadas. A pesquisa indica que a resolução dos problemas apontados no Relatório de Auto-avaliação Institucional da UFBA 2002-2005 muitas vezes não se encontram no âmbito da gestão da Universidade; todos os gestores entrevistados tanto nos órgãos da administração central quanto nas unidades de ensino reconhecem, pelo menos em teoria, a valor da avaliação institucional para a gestão, mas as ações práticas decorrentes do processo de auto-avaliação são diferenciadas; dentre outros. Embora a avaliação seja reconhecida como elemento importante para o desenvolvimento da instituição e consecução dos objetivos institucionais, esta ainda é pouco utilizada para o processo de tomada de decisão na UFBA tanto na esfera dos órgãos da administração central quanto nas unidades de ensino pesquisadas, tendo o relatório de auto-avaliação do período 2002-2005 pouca implicação na esfera administrativa da gestão na Universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Unidades de ensino | pt_BR |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.subject | Institutional evaluation | pt_BR |
dc.subject | Units of teaching | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação Institucional: implicações administrativas na gestão da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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